Geral | Com Observatório do Cinema | 10/02/2024 07h35

9 cinebiografias de artistas musicais que você precisa ver

Compartilhe:

As cinebiografias são um reflexo da complexidade humana, explorando não apenas os triunfos públicos, mas também as lutas privadas que muitas vezes permanecem desconhecidas.

Esses filmes buscam inspirar, informar e, em última análise, oferecer uma compreensão mais profunda das personalidades.

Seja celebrando as realizações extraordinárias ou examinando as imperfeições humanas, as cinebiografias desempenham um papel crucial ao preservar e compartilhar narrativas individuais que, de outra forma, poderiam se perder no passado.

Confira, abaixo, 9 cinebiografias de artistas musicais que você não pode perder.

Cazuza: o Tempo Não Para
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (interpretado por Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios.

Cazuza: o Tempo Não Para está disponível no Prime Video.

Bohemian Rhapsody
Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Rocketman

Em reabilitação, Elton John relembra suas origens humildes, as músicas atemporais e os momentos de inspiração e excesso. Baseado em sua verdadeira história.

Tina

O documentário Tina, como seu título já aponta, retrata a incrível jornada da lenda da música Tina Turner. Criando hits icônicos para o rock’n roll e r&b, o filme mostra como ela começou sua carreira cantando em corais de igrejas e virou uma das maiores artistas de sua geração. Tudo isso é contado através de imagens de arquivo nunca vistos antes, que abrangem cerca de 60 anos de sua vida; além de contar com entrevistas de personalidades famosas como a própria Tina, Oprah e Angela Bassett.

Embalado por suas grandes canções, o filme tem depoimentos emocionantes sobre o abusivo relacionamento que Tina sofria do marido, Ike Turner. Após um divórcio que a deixou sem nada, ela superou todas as probabilidades impossíveis para reinventar sua carreira e se tornar uma das primeiras artistas afro-americanas a alcançar um público internacional – inclusive ser tema de uma cinebiografia e de uma peça musical da Broadway.

Elvis

O filme explora a vida e a música de Elvis Presley sob o prisma de sua relação complicada com seu enigmático empresário, o coronel Tom Parker.

Elvis está disponível no Prime Video e no HBO Max.

Maysa – Quando Fala o Coração
Maysa (1936-1977) viveu intensamente em uma eterna busca pelo amor. Educada em regime de internato em um colégio de freiras, desde pequena contestava limites e regras. Na adolescência, era polêmica por usar calças compridas e fumar na rua. Logo no disco de estreia, a cantora quebrou tabus e enfrentou críticas.

Maysa – Quando Fala o Coração está disponível no Globoplay.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS