Professor cria game sobre livro que valoriza o negro na literatura
Estimular a leitura nos alunos e desenvolver um game sobre a obra. Esta foi a ideia do professor José Gomes Pereira, que utilizou da obra A Cor da Ternura, da escritora brasileira Geni Guimarães, em uma escola pública municipal de Corumbá e criou o “Gomes Mania: Jogando com Geni”. Com estas atividades, o docente, que foi orientado pela professora, Drª Ana Claudia Duarte Mendes, aproveitou para explicar sobre a trajetória do negro na literatura brasileira e abordou as questões de identidade e valorização da cultura afro, durante a produção de sua dissertação no mestrado profissional em Letras, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Dourados.
As discussões foram possíveis, pois na narrativa da obra literária, houve um diálogo entre a menina protagonista e sua mãe, no qual se viu aflorar a não aceitação da própria cor. “O processo ajudou a perceber que algumas reminiscências estavam guardadas no segredo do psicológico dos alunos e foram, no decorrer das aulas, reveladas gradativamente”, percebeu o professor.
A partir desse contexto, realizou-se uma explicação sobre a trajetória do negro na literatura brasileira: do negro descrito do ponto de vista do branco, na poesia e na prosa, do branco criticando ou defendendo as culturas afrodescendentes, até o negro escrevendo sobre ele mesmo, passando a ser sujeito e não mais objeto de sua própria história.
Após a leitura, o trabalho resultou em um software. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas objetivas sobre a obra A Cor da Ternura. Tudo foi feito com a participação dos alunos que montaram o questionário, e posteriormente foi convertido em forma de software em parceria com alunos do Curso de Engenharia de Computação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). No game, uma caricatura do professor animada conduz o jogo juntamente com a personagem Geni.
“Embora a protagonista da obra A Cor da Ternura não tenha nome, foi necessário, por motivos de adequação interativa, a que propõe o software, fazer uso do nome Geni para facilitar a associação da imagem em forma de caricatura, presente na composição gráfica do game, com a personagem-principal do livro”, ressaltou José Gomes Pereira.
De acordo com o professor, os alunos puderam perceber quanto tempo levou para o negro conquistar seu próprio espaço na literatura brasileira, escrevendo ele próprio sobre seus desejos, suas inquietudes, suas derrotas e vitórias.
“Quando se desenvolve a prática da leitura, o docente, ao ler para os alunos e com os alunos, pode, a partir disso, propiciar a percepção crítica e autônoma deles sobre a importância de se valorizar o papel do negro na sociedade”, conclui.
-
Carnaval 2025: escolha da Corte de Momo é atração na sexta
Carnaval 2025: escolha da Corte de Momo é atração na sexta
-
Edital da Pnab vai oferecer apoio financeiro para Feiras, Festivais
Edital da Pnab vai oferecer apoio financeiro para Feiras, Festivais
-
Museu da Imagem e do Som de MS apresenta exposição “O Cinema antes do Cinema”
A mostra reúne aparelhos icônicos que marcaram época, como um tocador de fitas cassete
-
Terceiro ano de Ginny e Georgia ganha data de estreia e novas imagens
Terceiro ano de Ginny e Georgia ganha data de estreia
PARCEIROS
- Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2025
- Geral Daphne não está na 4ª temporada de Bridgerton e isso vai criar 5 problemas para a série Com foto Com vídeo
- Geral Série da Max é substituta perfeita de Peaky Blinders Com foto Com vídeo
- Geral The Pitt é renovada para 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Geral Feira do Galo de Naviraí completa 2 anos com R$ 2 milhões em vendas Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura promove qualificação para ambulantes que vão atuar durante o Carnaval Com foto Com vídeo
- Geral Edital da Pnab vai oferecer apoio financeiro para Feiras, Festivais Com foto Com vídeo
- Museu Museu da Imagem e do Som de MS apresenta exposição “O Cinema antes do Cinema” Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio