Aprovado na Lei Rouanet, evento terá R$ 2,4 milhões
No ano do 40º aniversário de criação de Mato Grosso do Sul, a décima quarta edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp), em Corumbá, retomará seu papel de discussão dos grandes temas da geopolítica da fronteira e, pela primeira vez, o evento promovido pelo Governo do Estado será organizado com recursos financeiros captados via Lei Rouanet – a lei federal de incentivo à cultura.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Neri, que representa o governador Reinaldo Azambuja nos festejos do Banho de São João, tradicional manifestação cultura da região, que seguem até este domingo, 25. Neri disse que o Estado conseguiu incluir o festival no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, assegurando estimativa de investimentos de R$ 2,4 milhões.
“Esta captação de recursos pela Lei Rouanet nos permitirá realizar um grande festival, retirando um pouco dos ombros do Estado e do Município essa responsabilidade de disponibilizar recursos próprios em tempos de crise, e também pensar em um evento realmente de construção dessa ponte com a América do Sul”, disse o secretário.
Athayde Neri adiantou que está sendo definida a data do Fasp com a prefeitura de Corumbá e a princípio ocorrerá em novembro, como no ano passado. “Vamos preparar um festival diferente, que não será apenas cultura, mas com seminários, como fizemos no Festival de Bonito, para discussão política, das questões dos negros, dos indígenas, LGBT, a economia criativa, sobretudo, os grandes temas envolvendo a nossa fronteira”, acrescentou.
Segundo o secretário, a nova formatação do festival também buscará agregar a cultura pantaneira, considerando que o evento é um grande momento para mostrar ao Brasil e ao mundo o que representa este bioma, sua biodiversidade e sua gente, bem como o valor histórico de Corumbá, que já foi um dos maiores centros comerciais do continente.
O prefeito da cidade, Ruiter Cunha de Oliveira, destacou o apoio do governador Reinaldo Azambuja na manutenção de um festival que já foi incorporado ao calendário cultural o Estado e ganhou dimensões transcontinentais. Ele disse que a prefeitura pretende promover, na sequencia do Fasp, o Festival Pantanal as Águas, também em novembro, cujo evento inclui o campeonato de pesca, seminários sobre o ambiente aquático pantaneiros e shows.
Tombamento
Neri também anunciou na noite desta sexta-feira, durante a realização de uma missa que precedeu a descida do andor oficial do Banho de São João, realizada no Ila (Instituto Luiz de Albuquerque), no centro histórico de Corumbá, que o Conselho Estadual de Cultura aprovou o processo de tombamento imaterial da Igreja Nossa Senhora da Candelária, inaugurada em 1885.
Com o tombamento, além de preservar um monumento religioso da padroeira da cidade e que faz parte de lendas ainda cultivadas pela população local, envolvendo o idealizador da catedral, o padre Frei Mariano, o Estado e Munícipio poderão captar recursos, via fundos de apoio à cultura, para as obras de restauração da estrutura da igreja.
O secretário adiantou que o Estado busca recursos para recuperar a parte elétrica da igreja, bem como a restauração da Casa do Artesão, em Campo Grande, e o prédio do Castelinho, em Ponta Porã. A restauração do prédio da Igreja Nossa Senhora da Candelária também conta com verbas do PAC Cidades Históricas e da Prefeitura de Corumbá.
-
Fundação de Cultura fortalece parceria com municípios com editais
FCMS fortalece parceria com municípios com editais
-
Seminário reúne agentes culturais para fortalecer a rede de Pontos de Cultura
Seminário reúne agentes culturais para fortalecer a rede de Pontos de Cultura
-
Stranger Things: Joe Keery celebra casamento de amigos vestido como Steve
Stranger Things: Joe Keery celebra casamento de amigos vestido como Steve
-
“Vem pro Pátio” encerra temporada com show na Escola Orcírio Thiago
“Vem pro Pátio” encerra temporada com show na Escola Orcírio Thiago
PARCEIROS
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral O maior desafio que os Targaryens vão enfrentar em novo spin-off de Game of Thrones Com foto Com vídeo
- Geral Stranger Things: Joe Keery celebra casamento de amigos vestido como Steve Com foto Com vídeo
- Geral Harry Potter: Nova Hermione quebra o silêncio sobre substituir Emma Watson Com foto Com vídeo
- Geral Os Anéis de Poder: Terceira temporada pode alterar eventos cruciais da saga de Tolkien Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
- Geral Desfile Beleza Inclusiva valoriza diversidade e empoderamento feminino Com foto Com vídeo
- Geral Casa Amarela abre programação especial de fim de ano em Campo Grande Com foto Com vídeo
- Geral UBU ERÊ celebra a infância, a cultura popular e a diversidade em Campo Grande Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio






