Destaques | Jeozadaque | 05/05/2010 12h22

Nação Zumbi se apresenta em evento do Pontão de Cultura Guaicuru em Campo Grande

Compartilhe:

A banda Nação Zumbi é uma das atrações no encerramento do projeto “Ava Marandu – Os Guarani Convidam”, realizado pelo Pontão de Cultura Guaicuru em Campo Grande. O show “Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani” será realizado no próximo dia 15 de maio, na Praça do Rádio Clube, a partir das 17h. A entrada é gratuita.

Também se apresentam Milton Nascimento, de músicos do Tambores do Tocantins, do Mamulengo Presepada  e artistas sul-mato-grossenses envolvidos com as atividades do projeto Ava Marandu.

O Pontão de Cultura Guaicuru coordenou concursos culturais no estado, incentivando a produção de redação, quadrinhos, poesia e desenhos. A Organização das Nações Unidas (ONU) apóia a iniciativa.

Mato Grosso do Sul, região com a segunda maior população indígena do Brasil e maior população guarani do país, com 40 mil indígenas, é o pólo irradiador do projeto.

Nação Zumbi

O grupo nasceu no início da década de 90, em Recife (PE), a partir da união da banda Loustal, de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, e originalmente chamava-se "Chico Science & Nação Zumbi". O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat.

No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de "Loustal & Lamento Negro", numa festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, intitulado Manifesto dos Caranguejos com cérebro.

No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu em um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.

Da Redação

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS