MIS ganha Prêmio Darcy Ribeiro por curso de documentário
O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) foi uma das instituições premiadas nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o prêmio Darcy Ribeiro 2019. A ação educativa “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”, curso de documentário realizado em 2017 contou com parceria da TVE Cultura MS.
O curso ministrado pela cineasta e coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, e pelo produtor executivo da TVE Cultura MS, Carlos Diehl, contou com a participação de vários colaboradores. “O cinema é uma ferramenta educativa dinâmica e poderosa, então, para celebrar os 40 anos de criação do Estado fizemos um curso com objetivo de utilizar e valorizar o material de arquivo /acervo, contando histórias em imagens e sons, a partir de diversos olhares Tivemos a grata satisfação de terminar com cinco documentários, que agora servem de material educativo e de reflexão sobre distintos processos de criação de formação do MS, e agora esse reconhecimento fantástico por se tratar de uma ação educativa desenvolvida no espaço do Museu”, comentou Marinete.
Bosco Martins, diretor presidente da TVE Cultura MS, disse ter recebido a notícia de forma impactante, lembrou da importância do legado de Darcy Ribeiro e de que se está no caminho certo ao promover o audiovisual “a gente contribuiu para formar novos documentaristas e que o embrião do trabalho deles está sendo agora complementado com essa dádiva da premiação”, destacou Martins
Já Mara Caseiro, diretora presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ficou satisfeita com o reconhecimento do trabalho feito pela equipe do MIS em parceria com a TVE Cultura MS e falou da importância do curso ao revelar novos talentos para o audiovisual sul-mato-grossense, “são novos olhares, num estado rico de histórias para serem contadas pela sétima arte”.
O Prêmio Darcy Ribeiro seleciona os dez melhores projetos desenvolvidos no ano por instituições museológicas que contemplam práticas de educação não formal. Tais projetos têm como objetivo a convergência entre cultura, arte e educação, de modo a contribuir na ampliação do acesso às manifestações culturais e ao patrimônio cultural brasileiro.
O valor do prêmio recebido em espécie será aplicado em um segundo curso de documentário intitulado “MS em Imagens e Sons”, que abre inscrições neste mês, com a proposta de realizar mais cinco novos filmes, utilizando materiais do acervo do MIS e da TVE Cultura.
-
Pantalhaç@s divulga espetáculos selecionados para Mostra em dezembro
Entre os trabalhos escolhidos estão nomes consagrados e novas vozes da cena circense
-
Natal dos Sonhos terá shows nacionais, circo na praça
Um dos principais pontos dessas celebrações será a praça Ary Coelho
-
Feira de Flores da APAE chega à 13ª edição com programação especial
Feira de Flores da APAE chega à 13ª edição com programação especial
-
“O Melhor Espetáculo do Mundo” foi um sucesso em Três Lagoas
“O Melhor Espetáculo do Mundo” foi um sucesso em Três Lagoas
PARCEIROS
- Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
- Geral Desfile Beleza Inclusiva valoriza diversidade e empoderamento feminino Com foto Com vídeo
- Geral Avatar: Fogo e Cinzas será mais longo que O Caminho da Água Com foto Com vídeo
- Geral Homem-Aranha e Justiceiro aparecem juntos nas filmagens de longa da Marvel Com foto Com vídeo
- Geral Abrindo as fronteiras: Cerrado Abierto traz espetáculos com artistas nacionais Com foto Com vídeo
- Espetáculo “O Melhor Espetáculo do Mundo” foi um sucesso em Três Lagoas Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura inicia montagem da decoração natalina em Chapadão do Sul Com foto Com vídeo
- Geral Iluminação natalina de Três Lagoas terá elementos 3D, árvore de 12 metro Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio






