Exposição | Da Redação/Com Assessoria | 03/12/2013 10h01

“Orixás do Brasil” encerra calendário de artes do Centro Cultural

Compartilhe:

Será aberta às 19h30 de quinta-feira, 5 de dezembro, a exposição “Orixás do Brasil”, de Jonas Santana. Esta é a última mostra de artes plásticas na Galeria Wega Nery, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, no ano de 2013. A realização é do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Segundo Jonas Santana, “Orixás do Brasil” apresenta “formas simples, com a utilização de poucas cores o que gera uma agradável sensação ao observar as obras”. Com um colorido equilibrado e formas simples, o espectador é conduzido pela leveza mostrada na representação dessas entidades míticas, representada em 12 infogravuras (gravura criada com o auxílio de meios digitais e ampliada em papel fotográfico).

O interesse do artista na temática dos orixás surgiu após viagens a Bahia. “Daí surgiu a oportunidade de contato e estudo do candomblé”, afirma. Desde o início da produção dessa série, a representação dos orixás se deu por meio de seus apetrechos, que são demonstrados em detalhes, “semelhante a uma fotografia em close up, levando a uma aparente abstração, transformando os objetos em ícones”.

Jonas Eduardo Santana é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Artes Visuais pelo SENAC-MS. Já participou de outras exposições no Estado. Esta é a segunda vez que seu foco de estudos é a representação das divindades das religiões de matriz africana.

As exposições de artes plásticas na Galeria Wega Nery são realizadas e renovadas periodicamente pelo Centro Cultural. O objetivo é divulgar a produção artística contemporânea sul-mato-grossense e de outros estados, possibilitando visibilidade a artistas iniciantes ou consagrados.

A exposição “Orixás do Brasil” permanecerá aberta para visitação até 31 de janeiro de 2014. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS