Exposição | Da Redação/Com Campo Grande Net | 23/12/2013 15h08

Mostra Orixás do Brasil segue até semana que vem

Compartilhe:

Será aberta às 19h30 de quinta-feira, 5 de dezembro, a exposição “Orixás do Brasil”, de Jonas Santana. Será a última mostra de artes plásticas na Galeria Wega Nery, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, no ano de 2013. A realização é do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Segundo Jonas Santana, “Orixás do Brasil” apresenta “formas simples, com a utilização de poucas cores o que gera uma agradável sensação ao observar as obras”. Com um colorido equilibrado e formas simples, o espectador é conduzido pela leveza mostrada na representação dessas entidades míticas, representada em 12 infogravuras (gravura criada com o auxílio de meios digitais e ampliada em papel fotográfico).

O interesse do artista na temática dos orixás surgiu após viagens a Bahia. “Daí surgiu a oportunidade de contato e estudo do candomblé”, afirma. Desde o início da produção dessa série, a representação dos orixás se deu por meio de seus apetrechos, que são demonstrados em detalhes, “semelhante a uma fotografia em close up, levando a uma aparente abstração, transformando os objetos em ícones”.

Jonas Eduardo Santana é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Artes Visuais pelo SENAC-MS. Já participou de outras exposições no Estado. Esta é a segunda vez que seu foco de estudos é a representação das divindades das religiões de matriz africana.

As exposições de artes plásticas na Galeria Wega Nery são realizadas e renovadas periodicamente pelo Centro Cultural. O objetivo é divulgar a produção artística contemporânea sul-mato-grossense e de outros estados, possibilitando visibilidade a artistas iniciantes ou consagrados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS