Exposição | Da redação/com Assessoria | 10/06/2014 10h16

Fundac inaugura exposição "2 por 4" do fotógrafo Gabriel Ivan

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura no dia 18 de junho (quarta-feira), às 19 horas a exposição “2 por 4”, do fotógrafo Gabriel Ivan, de Porto Velho (RO). A mostra abre temporada 2014 de exposições no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A exposição “2 por 4” traduz a relação das cidades de Porto Velho e São Paulo sobre uma perspectiva de conexões entre o passado e o presente do artista. Cidades que permeiam e formam a identidade de Gabriel Ivan. Uma enraizada no peito por traduzir-se como berço (Porto Velho) e pelo naturalismo sobre suas inspirações, outra (São Paulo) pelo real conceito de movimento, sua multicultural vivência, recepção e suas inúmeras oportunidades entre relações e experiências. A exposição foi contemplada no Arte Pará em 2013.

“Cidades intrinsecamente inseridas em minha vida, que possuem seus respectivos e reservados lugares sobre meu coração. Este trabalho é uma lembrança à cidade que me criou e a cidade que me acolheu. O elo entre o fruto e a colheita de um ser. Portanto, apropriando-se do suporte imagético, o trabalho desenvolveu-se a partir da relação fragmentada de dois dos principais símbolos arquitetônicos que constituem parte da história e memória de cada cidade”, explica o artista.

Gabriel Ivan nasceu na cidade de Porto Velho (Rondônia) em 1989 e seus primeiros contatos com a fotografia surgem aos 15 anos através de uma câmera adquirida por sua mãe no comércio boliviano. Em 2009 renuncia ao curso de Educação Física para dedicar-se exclusivamente ao mundo imagético. Troca a cidade de Porto Velho por São Paulo, onde se forma como Técnico em Processos Fotográficos pela Instituição Senac no início de 2012.

Neste período faz diversos outros cursos e oficinas como História da Arte, Fotografia de Espetáculos, Light Painting, Fotogramas e Pinhole, buscando o campo experimental e alternativo para criação e produção de imagens. Inicia sua carreira profissional como freelancer em cobertura de eventos empresariais como Ometz Conference, acompanhando grupos de teatro, registrando shows e festivais de música, prestando serviços de casting e making-of para produtoras como O2, expondo em coletivos e registrando o cotidiano da cidade que não dorme. Já teve publicações em revistas e jornais de Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Retorna a sua cidade natal no segundo semestre de 2012. Atualmente dedica-se a projetos fotográficos documentais/autorais, exposições, cobertura de eventos e festivais culturais. É membro do Coletivo Capta, acompanha de forma permanente o Ministério Teatral Áquila e gradua Artes Visuais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Serviço: A exposição permanece até 4 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453, entre a 14 de Julho e Calógeras ou pelo telefone 3317-1795.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS