"/>
Exposição | Da Redação/Com Assessoria | 07/08/2013 13h01

FCMS inaugura mostra “Ouvidores de Cores"

Compartilhe:

 A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura nesta quarta-feira (7), às 19 horas, no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a exposição “Ouvidores de Cores", do Ateliê de arte do Hospital Nosso Lar.

O Hospital Nosso Lar, situado na vila Planalto, em Campo Grande, é uma entidade com fins filantrópicos que disponibiliza atendimento a pessoas portadoras de transtornos mentais crônicos e agudos e de dependentes químicos e alcoolistas, em regime de hospitalização.

Fundado em 1966, atende todo o Estado dispondo de 210 leitos, sendo 160 atendidos pelo SUS e 50 leitos atendidos por vários convênios. Tem como objetivo maior promover e ofertar o melhor cuidado possível aos pacientes, preservando sempre os ideais humanitários.

Desde 1997 o setor de Terapia Ocupacional do Hospital Nosso Lar realiza atividade de pinturas com fins terapêuticos com pacientes através dos grupos operativos desenvolvidos pelas Terapeutas Ocupacionais e equipe multidisciplinar, porém sem um local próprio e adequado para esse fim.

No final de 2011 estruturou-se o Ateliê denominado Ouvidores de Cores e no ano de 2012 foi construído um local no pátio externo do hospital, esse apropriado para a realização dos grupos terapêuticos/operativos e também armazenando o seu acervo. Esse espaço foi doado pela 2° Vara Civil Criminal representado pelo magistrado Albino Coimbra Neto.

O ateliê beneficia-se da arte como elemento terapêutico dos pacientes hospitalizados e após alta hospitalar, proporcionando o exercício da convivência social, desenvolvendo a atividade criadora aliada à experimentação de atividades produtivas e geradoras de renda e a reinserção social.

Nessa exposição serão apresentados os trabalhos dos seguintes artistas: Giani Aparecido Nogueira (farmacêutico), Ana Rosa Pereira Lopes Nantes (professora), Adelino Nunes de Macedo (pescador), Dalva Maria de Carvalho e Alluisson dos Santos Silva (in memorian). O Ateliê Ouvidores de Cores já participou de exposições no Ateliê Bar, no Sesc Horto e no Memorial da Cultura e Cidadania.


A exposição vai até 22 de setembro de 2013. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS