Exposição | Da Redação/Com Assessoria | 05/08/2013 13h01

Exposição Literária da Fundação de Cultura faz homenagem a Campo Grande

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul abre no dia 6 de agosto (terça-feira), a partir das 8 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, a Exposição Literária “Campo Grande em versos, prosas e segredos”, uma homenagem a nossa cidade morena.

Serão apresentadas obras literárias e históricas sobre Campo Grande com livros que retratam sua história sob a ótica de seus mais ilustres personagens. Os grandes campos, outrora quase desabitados, transformou-se na moderna capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

Andando pelos trilhos da memória da estação da Noroeste até a Feira Central no trem da vida de Teresa Hilcar, caminhando pelas ruas da cidade na visão de Paulo Coelho Machado e observando a nossa arquitetura e seus pioneiros, relembrando dos bons tempos de escola do Auxiliadora ao Colégio Dom Bosco.

Das crônicas de fim de século e literatura até a poesia universal de Manoel de Barros e Raquel Naveira, passando pela arte onírica e delirante de Lydia Baís à bovinocultura pictórica de Humberto Espíndola. Do grande palco do teatro de Cristina Matogrosso à luz e alma da atriz Glauce Rocha, ouvindo os sons urbanos da moderna música entre guarânias e chamamés. Dos bugres de Conceição ao moderno artesanato local.

Da Ginga contemporânea de nossa dança e aos novíssimos grupos de street dance, das velhas salas de cinema à paixão de José Octávio Guizzo pela sétima arte e ao cineclubismo criado pela professora Glorinha e reinventado pelo cinema (d)e horror. Dos imigrantes que fizeram a nossa história com suas culturas e hábitos às figuras públicas da política local. Do pioneirismo nas telecomunicações de Humberto Neder ao empreendedorismo visionário da família Zahran. Isso sem falar do nosso futebol das tardes de domingo com o clássico “Comerário” no Estádio Morenão.

O projeto Exposição Literária traz a cada mês um tema que esteja relacionado com livros que integram o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Tem como finalidade expor obras com temas comemorativos, com objetivo de apresentar e aproximar dos usuários livros que fazem parte do acervo bibliográfico.

A ideia, porém, vai além de estimular o empréstimo dos livros: promove também o incentivo à leitura, a formação de novos leitores e celebra movimentos e aspectos culturais de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo.

As visitas à exposição esta aberta ao público durante todo o mês de agosto. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 horas.

No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35 mil títulos para empréstimo e/ou consulta. Para se associar à Biblioteca Pública Estadual é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e (67) 3316-9175.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS