Exposição | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 30/08/2012 12h54

Exposição Literária da Biblioteca Isaías Paim homenageia o teatro

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul abre, na próxima segunda-feira (3 de setembro), a partir das 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, a Exposição Literária “Homenagem ao Teatro”. 

Com o centenário do nascimento de Nelson Rodrigues e a comemoração do Dia do Teatro (19 de setembro), a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim realiza uma exposição com obras referentes à arte teatral, que inclui peças de autores consagrados em nível nacional e internacional, biografias de grandes atores, entrevistas, entre outros. 

Estarão na mostra obras que vão da origem do teatro no Brasil, com o padre José de Anchieta e os missionários jesuítas no século XVI, passando pela comédia de costumes com Martins Pena, o político-social de Coelho Neto, a visão iluminista de Araújo Porto-Alegre, o feminino no universo de Corpo-Santo, o olhar irônico e satírico de Nélson Rodrigues, o livre-pensar de Millor Fernandes, o popular e o erudito em Ariano Suassuna, os marginalizados pela sociedade por Plínio Marcos, a denúncia ao regime militar com Chico Buarque, o oprimido de Augusto Boal, o humanismo de Dias Gomes, o engajamento político do Teatro de Arena com Gianfrancesco Guarnieri, o negro representado por Antônio Callado, chegando ao teatro dito “besteirol” de Miguel Falabella. 

A magia do teatro também é retratada através de seus grandes dramaturgos, desde os gregos com Sófocles, o romano Sêneca, os espanhóis Lope de Vega e Tirso de Molina, os portugueses Gil Vicente e António José, o judeu, o italiano Carlo Goldoni, o grande teatro britânico de Willian Shakespeare e Oscar Wilde até Harold Pinter, os franceses Moliére, Edmond Rostand ao vanguardista Alfred Jarry, o teatro nórdico de August Strindberg e Henrik Ibsen, os alemães Gotthold Lessing e Peter Weiss, além do fundador do moderno teatro russo e criador do método de interpretação que leva o seu nome: Stanislavski. 

A luz do teatro é ressaltada por seus grandes protagonistas, atores do porte de Procópio Ferreira e Bibi Ferreira, duas gerações unidas pela arte teatral, os primórdios com Henriette Morineau e Dercy Gonçalves, de Sérgio Britto a Jardel Filho, Eva Todor, Cláudio Correa e Castro, Ruth de Souza, Maria Della Costa e Armando Bógus entre outros intérpretes dessa nobre arte que teve em Paulo Autran sua melhor definição ao dizer em uma entrevista para Antônio Abujamra que “o teatro é a arte do 
ator”. 

O projeto Exposição Literária traz a cada mês um tema que esteja relacionado com livros que integram o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Tem como finalidade expor obras com temas comemorativos, com objetivo de aproximar dos usuários livros que fazem parte do acervo bibliográfico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS