"/>
Exposição | Da redação/com Assessoria | 04/07/2014 10h57

Centro Cultural inaugura mostra Peregrinos – A Partida

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima quarta-feira (9 de julho), às 19 horas, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo a exposição “Peregrinos – A Partida”, da artista plástica mineira Alessandra Cunha. 

Serão expostas imagens de várias dimensões criadas em janeiro de 2014. Todas as pinturas foram elaboradas para se apresentarem soltas, sem molduras e sem chassis. É possível afixá-las nas paredes ou painéis utilizando apenas pregos, furando apenas as extremidades superiores. 

“Em uma noite do mês de agosto de 2013 sai de casa para caminhar até Romaria, uma cidade localizada a cerca de 90 km de Uberlândia que recebe milhares de peregrinos demonstrando sua fé e devoção. Mesmo sem motivos religiosos, quis testar minha fé em mim mesma. Caminhei por doze horas, em uma noite negra ao extremo, onde as estrelas iluminavam, indicavam e caiam”, conta a artista. 

“Quase autorretratos, eu em cenários de paisagem, às vezes flutuando, às vezes caindo, às vezes sentada no meio de algo parecido com um caminho. Há um caminho, elementos indicativos, mas muito longe de uma chegada. Uma caminhada destacada pela força, pelo peso exercido sobre os pés, que no caso, se encheram de bolhas de água e sangue, impedindo que o destino fosse alcançado, porém, já foi uma grande conquista ter dado o primeiro passo nesta viagem”, relata Alessandra. 

“Ao longo da rodovia, os romeiros recebem apoio de pessoas, geralmente, católicos, que montam, na margem da autoestrada, barracas com cadeiras, bebidas e alimentos para os viajantes que passam. Retirei meus tênis, que já estavam apertados devido a grande quantidade de bolhas nos pés, em uma destas tendas, e um rapaz se sentou em uma cadeira em minha frente e disse: - Não se preocupe, vou cuidar de seus pés. Pode parecer simples, mas, comoveu-me a preocupação e o carinho de um garoto disposto a massagear e furar as bolhas dos pés de uma pessoa que ele nunca viu antes. Assim, foi possível perceber que mais importante que chegar ao destino é ter apoio, alguém que te encoraje a seguir. Alguém que fure as bolhas dos seus pés para que consiga caminhar mais alguns quilômetros. O contato com o outro é fundamental no percurso. O mais importante é ter coragem de partir”, completa a artista.

 Alessandra Cunha é de Minas Gerais, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ganhou várias premiações em diversos salões de artes em São Paulo e já foi curadora de diversas exposições em Uberlândia. Suas obras já foram expostas em diversos salões de arte no Brasil, além de exposições na Espanha, México, Turquia, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Itália. 

As exposições da Galeria Wega Nery têm a proposta de divulgar a produção artística contemporânea tanto local como de outros estados, dando visibilidade a artistas iniciantes ou consagrados para que desenvolvam trabalhos em harmonia com as linguagens atuais da arte.

 Serviço: A exposição permanece até 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS