Exposição | Da Redação/Com Assessoria | 17/06/2013 15h11

Casa do Artesão abre exposição “Artesanato de Rio Verde”

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul abre na próxima terça-feira (18), na Casa do Artesão de Campo Grande, a Exposição Temporária “Artesanato de Rio Verde”. A mostra será aberta às 17 horas, com entrada franca. 

A exposição apresenta todos os aspectos e valores da arte regional, que compreende principalmente peças de fibras e de cerâmica produzidas através de diferentes técnicas. Participam artesãos dos núcleos Maria Maritaca, Riverarte e Karandá. A diversidade é a marca da mostra, que apresenta um panorama do artesanato produzido na região norte de Mato Grosso do Sul.


O Grupo de Artesanato Maria Maritaca é composto por dez artesãs e foi formado em 2011 através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


O Maria Maritaca realizou um inventário sobre a cultura e os costumes locais que serviu de norte para a identidade das peças em crochê e os bordados. O grupo também reaproveita retalhos de couro fornecidos por uma fábrica de chapéus do município.


O núcleo Riverarte foi criado após os integrantes participarem do curso de Modelagem em Argila realizado pelo Sebrae e Senai. O grupo é composto por 11 artesãos que juntos fabricam travessas, petisqueiras, panelas, cumbucas, fruteiras, floreiras, cofrinhos, estatuas e demais objetos decorativos e ornamentais.


A argila vermelha, matéria prima dos produtos artesanais do grupo, é extraída no próprio município de Rio Verde de Mato Grosso e é considerada uma das melhores em todo o País.

Fundada em janeiro de 2002, a empresa Karandá revendia produtos acabados, como chapéus de palha. Com a ampliação do mercado, apostou na fabricação de peças próprias. Hoje conta com uma linha de chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão e artigos para cutelaria e selaria em geral.


A mostra faz parte do projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2013 e permanece aberta até dia 20 de julho. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.


Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS