Dourados recebe ´Circula Dançurbana IV edição´ com espetáculos infantis
De 30 de setembro à 02 de outubro, Dourados-MS se torna palco da imaginação! A Cia Dançurbana chega com o projeto ´Circula Dançurbana IV edição´, apresentando os espetáculos infantis ´R.U.I.A´ e ´K-zuu´, despertando nas crianças a curiosidade, o riso e muitas descobertas. Entre passos e sons, a circulação traz também ações de mediação e oficina de capacitação que semeiam a dança como saber e movimento. Este projeto é realizado pela Cia Dançurbana, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei Rouanet e patrocinado pela MSGÁS e Real H.
O ´Circula Dançurbana IV edição´ propõe a circulação dos espetáculos infantis do repertório da companhia, acompanhada de encontros de mediação artística para crianças e, de oficinas de disseminação da experiência para arte-educadores e professores de educação infantil, de Três Lagoas, Dourados e Campo Grande. O propósito é promover a fruição de espetáculos de dança, criados especialmente para as infâncias, e com isso sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das crianças.
Com dança e música, espetáculo "K-zuu" encanta e estimula a imaginação das crianças
Elaborado para o público do primeiro setênio (crianças entre 0 à 7 anos), o espetáculo ´K-zuu´ (nomeado em referência ao instrumento musical kazoo, a onomatopeia que sugere o som de alguns insetos e a imagem do casulo – invólucro que protege alguns seres em processos de transformação) lança mão de aspectos da filosofia da educação pra ambientar esse rico ecossistema do aprendizado nessa etapa da vida. Em cena, três intérpretes-criadoras dançam e tocam instrumentos: suavemente em solavanco, fluindo e zunindo.
Em cena apresentam-se Ariane Nogueira, Maura Menezes e Rose Mendonça. A obra tem direção artística de Renata Leoni, provocação e colaboração de Paula Bueno e Miraíra Noal, cenário por Maíra Espíndola, figurino por Maíra Espíndola e Dayane Pereira, Música Festa do Pantanal - Lagarta Comilona – Prof° Shauan Bencks, trilha sonora por Rose Mendonça e consultoria musical por Jonas Feliz.
Entre megazords e galáxias, espetáculo "R.U.I.A" é voltado para crianças entre 7 e 14 anos
O espetáculo ´R.U.I.A - Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ aleatoriamente invade o recreio da escola, um ecossistema habitado por criaturas mitológicas, as brincadeiras e jogos da infância, etc. Voltado para crianças do segundo setênio (etapa do crescimento dos seres que fica entre 7 e 14 anos, onde acontece o desenvolvimento das relações sociais, da memória cronológica, a compreensão da ligação entre causa-efeito...); o espetáculo lança mão de estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados.
Em cena apresentam-se Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges. O espetáculo tem concepção e coreografia por Marcos Mattos, direção artística por Renata Leoni, provocação e colaboração por Paula Bueno e Miraíra Noal, cenário por Maíra Espíndola e, figurino por Maíra Espíndola e Dayane Pereira.
Programação em Dourados
No dia 30 de setembro, das 8h às 10 horas e, das 14h às 16 horas, acontece a oficina formativa ´Que dança se dança na escola?´, voltado para arte-educadores e professores, na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa. A oficina pretende gerar diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade de relações geradas pelos atores envolvidos, propondo experimentos, jogos e exercícios práticos para que se possa acrescentar mais possibilidades de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneo no ambiente escolar.
No dia 01 de outubro, às 10h e às 14h30, a Cia Dançurbana apresenta o espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´, na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo. E, no dia 02, a companhia encena ´K-zuu´, às 8h e às 14 horas, no CEIM Mário Kumagai.
Serviço: o projeto ´Circula Dançurbana IV edição´ acontece em Dourados de 30 de setembro até 02 de outubro. Mais informações pelo Instagram da companhia @ciadancurbana.
Se tiverem interesse pela pauta ficamos a disposição!
-
Coxim sedia 1ª Feira Regional de Economia Criativa nesta sexta-feira
Coxim sedia 1ª Feira Regional de Economia Criativa nesta sexta
-
Os Anéis de Poder: Terceira temporada pode alterar eventos cruciais da saga de Tolkien
Os Anéis de Poder: Terceira temporada pode alterar eventos cruciais da saga de Tolkien
-
Organização espera 25 mil pessoas na festa do aniversário de Naviraí
Organização espera pessoas na festa do aniversário de Naviraí
-
Cidade da Juventude transforma Campo Grande com oportunidades e cultura
Cidade da Juventude transforma Campo Grande com oportunidades e cultura
PARCEIROS
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral O maior desafio que os Targaryens vão enfrentar em novo spin-off de Game of Thrones Com foto Com vídeo
- Geral Stranger Things: Joe Keery celebra casamento de amigos vestido como Steve Com foto Com vídeo
- Geral Harry Potter: Nova Hermione quebra o silêncio sobre substituir Emma Watson Com foto Com vídeo
- Geral Os Anéis de Poder: Terceira temporada pode alterar eventos cruciais da saga de Tolkien Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
- Geral Desfile Beleza Inclusiva valoriza diversidade e empoderamento feminino Com foto Com vídeo
- Geral Casa Amarela abre programação especial de fim de ano em Campo Grande Com foto Com vídeo
- Geral UBU ERÊ celebra a infância, a cultura popular e a diversidade em Campo Grande Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio






