Sabores do Campão: chefs renomados ensinam receitas com ingredientes regionais
Uma das expressões culturais de um povo é a sua gastronomia. Ela é um importante indicativo dos hábitos e ingredientes locais e carrega a sabedoria e as lições de gerações de pessoas. Comer um bom prato é compartilhar muito mais do que uma comida gostosa, é afeto, é abraço, é tradição. E, para celebrar isso, o Campão Cultural promove algumas oficinas gastronômicas, no Espaço Club Camicado, no Shopping Campo Grande.
Nesta quinta, os chefs Mirian Arazini, André Nardo e Lucas Caslu assumiram a bancada do espaço e ensinaram o público a fazer deliciosos pratos. A primeira oficina foi dedicada aos pequenos. Mirian escolheu uma receita saudável, saborosa, mas ao mesmo tempo, de fácil execução para que as crianças pudessem realizar junto dela. A escolhida foi um cupcake de banana aromatizado com especiarias de guavira e chantilly de baru. Super didática, a chef, que tem 23 anos de experiência, ensinou o passo a passo aos pequenos aprendizes e apresentou a eles dois ingredientes que são típicos do Mato Grosso do Sul: a castanha de baru e a guavira, famosa frutinha doce que, nessa receita, veio em pó.
A funcionária pública Josiane Gaboardi trouxe os três filhos para a oficina. “Em casa eles sempre estão ajudando com alguma coisa na cozinha”, contou. Para ela, oportunidades como essa são importantes e, nesse caso em específico, não foi só para executar a receita, mas para conhecer ingredientes da terra, que estão relacionados ao dia a dia e aos hábitos regionais. A empresária Carolina Camargo e a filha Maria Cecília estão há apenas seis meses em Campo Grande e, para elas, a oficina teve um significado especial. “Viemos de Presidente Prudente e essa foi uma chance de ter mais contato com a cultura local. Eu já conhecia alguns ingredientes, como o baru, mas para a Maria Cecília, tudo é novidade.”
Da terra – Para a segunda oficina, o chef André Nardo trouxe uma receita bastante conhecida dos sul-mato-grossenses, mas em uma releitura: o pintado a urucum, que foi servido com arroz de coco e crispy de queijo. Os cinquenta participantes da aula acompanharam cada passo, fazendo perguntas e tirando dúvidas. Ao final, todos puderam degustar o delicioso prato. “Para mim, poder participar de um festival como o Campão Cultural é especial. Sou paulistano, mas tenho esposa e filhas sul-mato-grossenses. O estado sempre me tratou muito bem, então, poder fazer parte disso é retribuir, agradecer a essa terra”, declarou.
Em seguida, o chef Lucas Caslu, que acabou de voltar de uma viagem ao Japão levando sabores da nossa terra por meio de um projeto com o Ministério das Relações Exteriores, ensinou os alunos a prepararem um trio degustação com Croqueta de mandioca e brie com mel de jateí, Chipa frita com furrundum e Caldinho de feijão gordo. A escolha dessa tríade de delícias tem uma explicação. “Há algum tempo procuro trabalhar com o regionalismo. De um tempo para cá, passei a entender que o que você come e serve em casa, pode ser bacana, é bonito, é saboroso e tem a ver com o que somos. Para o Campão Cultural, decidi trazer essas receitas, que são a cara da cidade.”
Oportunidade – Marcia Marinho, curadora da área de Gastronomia do festival, explica que a escolha dos chefs foi realizada via edital, sendo que apenas o chef Lucas foi convidado especialmente para o evento. “Oferecer oficinas gratuitas como essas é um grande ganho para a cidade. Com elas, a população em geral tem acesso a chefs renomados e, para eles, isso também é positivo, pois há essa possibilidade de troca entre a comunidade e seu trabalho”, explicou.
Para Eduardo Romero, secretário de Estado de Cidadania e Cultura, a culinária regional não poderia ficar de fora do Campão Cultural, pois muita coisa acontece em torno de uma mesa servida. “A comida de um povo tem muitos significados, é afeto, é carinho, é conexão, é oportunidade econômica, é saúde”, afirmou.
Ainda participarão, nesta tarde de sexta, os chefs Juliana Santana, com uma oficina kids ensinando a fazer um cookie de chocolate com castanha de baru e flores, e o chef Bruno Buytendordp, com o tradicional macarrão de comitiva.
-
Belas Maldições: Prime Video revela data de estreia da 3ª temporada
Prime Video anuncia fim de Belas Maldições em 2026
-
Economia criativa ganha espaço na programação de Carnaval em Bonito
Turistas poderão levar para casa a cultura de MS
-
Na Tribuna, representante dos Blocos de Carnaval de Rua destaca importância, organização e ganhos para economia
Carnaval é patrimônio cultural e fortalece economia local
-
“Uber Fofoqueiro da Peixerada” vence Concurso de Marchinhas Carnavalescas 2026
Evento reuniu 17 composições e celebrou tradição carnavalesca
PARCEIROS
- Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
- Geral Landman: Billy Bob Thornton vai deixar a série? Ator quebra o silêncio Com foto Com vídeo
- Geral Marvel Zombies: Chefe da Marvel alimenta esperanças por 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Geral Game of Thrones: Sophie Turner não descarta retornar como Sansa Stark Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
- Audiovisual Belas Maldições: Prime Video revela data de estreia da 3ª temporada Com foto Com vídeo
- Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026
- Carnaval Economia criativa ganha espaço na programação de Carnaval em Bonito Com foto Com vídeo
- Carnaval Na Tribuna, representante dos Blocos de Carnaval de Rua destaca importância, organização e ganhos para economia Com foto Com vídeo
- Outros Escola Dominical pode ser declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio





