Cinema | Com Observatório do Cinema | 18/05/2026 10h43

Série de Stephen King retorna em 2026 e pode consolar fãs

Compartilhe:

Por que a série é para quem sente falta de Gen V

As duas produções compartilham um DNA muito específico. Em Gen V, jovens com poderes eram mantidos em uma universidade que escondia uma prisão secreta onde outros supes eram usados como cobaias.

Em O Instituto, crianças e adolescentes com habilidades telepáticas e telecinéticas são sequestrados e forçados a usar seus poderes para cometer assassinatos.

Em ambas, o horror se concentra na traição dos adultos que deveriam proteger os jovens, mas o núcleo emocional das duas histórias, com crianças extraordinárias lutando contra um sistema criado para usá-las, é praticamente o mesmo.

A maior diferença, entretanto, está na escala e no tom. Gen V era mais explosiva e conectada a um universo maior, já O Instituto é mais contido e psicológico, com aquele peso específico de Stephen King onde o medo vem de saber que ninguém está seguro.

O Instituto: Personagens vão sofrer mais na 2ª temporada, diz ator

A segunda temporada de O Instituto

A primeira temporada adaptou integralmente o romance de Stephen King publicado em 2019, cobrindo toda a história de Luke Ellis (Joe Freeman), o adolescente superdotado sequestrado e levado ao Instituto. Com o livro esgotado, a segunda temporada entra em território inédito, expandindo o que King apenas insinuou no final da obra.

O showrunner Benjamin Cavell adiantou que a nova fase vai explorar a conspiração global por trás do Instituto, incluindo outras instalações ao redor do mundo e a trilha de crianças com poderes de precognição que a série havia deixado em aberto.

A grande novidade do elenco é Alfie Allen, de Game of Thrones, que entra como Nolan Reeves, um bilionário europeu que financia o Instituto e deve se tornar o principal obstáculo para Luke na nova fase. Ben Barnes e Mary-Louise Parker retornam, assim como Jeff Fahey, cujo personagem permanecia solto ao fim da primeira temporada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS