Prefeitura valoriza artistas na decoração do Arraial do Banho de São João
A Prefeitura de Corumbá oficializou um Termo de Colaboração com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) para a realização da decoração do Arraial do Banho de São João de 2025. A medida tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva cultural local, garantindo que os recursos públicos destinados à festividade tradicional sejam aplicados na contratação de trabalhadores da cultura da própria cidade.
Celebrado há cerca de 140 anos e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Banho de São João envolve ampla participação popular. A ornamentação da festa será produzida por profissionais que atuam no Carnaval corumbaense, como aderecistas, costureiras e artistas visuais, assegurando geração de renda e valorização da mão de obra local. A iniciativa da Prefeitura é uma nova forma de fomento direto à classe artística especializada da cidade, utilizando recursos próprios.
A Liesco como entidade parceira foi motivada pela expertise da instituição na mobilização de profissionais da cultura e pela experiência na organização de eventos de grande porte.A proposta integra a política municipal de valorização da identidade cultural corumbaense, promovendo inclusão social por meio da arte e garantindo que os festejos juninos mantenham suas raízes e características regionais.
Para Fernando Costa, integrante da escola Acadêmicos do Pantanal, a iniciativa é bem-vinda. "É de grande valia para nós participarmos dessa iniciativa de fomento promovida pela Fundação de Cultura e pela Prefeitura. Nossa equipe do carnaval fica parada durante esse período, então é muito importante essa ação conjunta. Isso movimenta nossa mão de obra e mantém o pessoal ativo".
"É muito importante o que está acontecendo este ano: essa parceria entre a Liesco e a prefeitura, incentivando os artistas locais e desenvolvendo um trabalho voltado à cultura da festa de São João. Tomara que isso se repita por muitos anos", disse Manuel Fernandes Aguilar, o Manuelzinho, carnavalesco da escola Império do Morro .
Na mesma linha, Valbe Pierre Messias, presidente da Estação Primeira do Pantanal, demonstrou entusiasmo. "Estou muito contente por podermos realizar esse trabalho. Isso nos deixa motivados, animados a continuar contribuindo com a festa".
Presidente da Liesco, Zezinho Martinez reforçou a importância do termo de colaboração. "Temos todas as condições para fazer uma decoração de São João bonita, porque contamos com uma mão de obra especializada. Para a liga das escolas de samba, isso representa geração de trabalho e renda. É um grande desafio, mas também uma enorme alegria".
-
Ballard: Explicamos o final da 1ª temporada da série do Prime Video
Ballard: Explicamos o final da 1ª temporada da série do Prime Video
-
Feira Central terá Festa Julina com comidas típicas e música
Feira Central terá Festa Julina com comidas típicas e música
-
Arraiá da Melhor Idade encanta com quadrilha, forró e sabores Julinos
Arraiá da Melhor Idade encanta com quadrilha, forró e sabores
-
Ne Zha 2: Maior animação de todos os tempos ganha data de estreia no Brasil
Ne Zha 2: Maior animação de todos os tempos ganha data de estreia no Brasil
PARCEIROS
- Sábado, 12 de Julho de 2025
- Geral The Walking Dead: Daryl Dixon: 3ª temporada ganha data de estreia Com foto Com vídeo
- Geral Cuckoo: O Medo Chama: Explicamos o final do filme de terror Com foto Com vídeo
- Geral Missão: Impossível - O Acerto Final e Lilo & Stitch quebram recordes em estreia Com foto Com vídeo
- Geral Família, Pero No Mucho: Filme de comédia brasileiro com Leandro Hassum ganha trailer e data de estreia Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 11 de Julho de 2025
- Geral Ballard: Explicamos o final da 1ª temporada da série do Prime Video Com foto Com vídeo
- Geral Ne Zha 2: Maior animação de todos os tempos ganha data de estreia no Brasil Com foto Com vídeo
- Geral Estrela de The Pitt não retornará na 2ª temporada Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio