"Oscar Niemeyer" completa 101 anos de história
Há exatos 101 anos o Brasil ganhava um dos mais famosos arquitetos do mundo, o carioca "Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho", mais conhecido como "Oscar Niemeyer". Com projetos de um novo estádio para a Copa de 2014, o arquiteto completo mais um ano de vida repleto de história e projetos.
Nascido em 15 de dezembro de 1907, no bairro de Laranjeiras, na cidade carioca, Oscar teve uma vida normal como qualquer outro homem. Na época de sua mocidade foi boêmio e se divertiu em vários cafés e clubes do Rio Janeiro, até se casar aos 21 anos com "Annita Baldo", filha de imigrantes Italianos.
Diante das responsabilidades do casamento, o futuro arquiteto ingressou na "Escola Nacional de Belas Artes", onde se formou engenheiro e arquiteto, no ano de 1934.
Desiludido com a arquitetura comercial, Oscar começou a trabalhar sem remuneração do escritório de “Lúcio Costa” onde começou a praticar uma nova arquitetura.
Após adquirir experiência, o arquiteto começou a criar trabalhos ousados que mais tarde lhe renderia fama e reconhecimento mundial.
Dentre os trabalhos mais famosos do arquiteto estão os prédios públicos de Brasília; Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre outros.
Além de arquiteto, Oscar também é escritor, lançou cerca de 12 obras sobre a arquitetura, dentre elas "Quase memórias: viagens, tempos de entusiasmo e revolta", (1968); "Minha Experiência em Brasília", (1961); "Como Se Faz Arquitetura", (1986); "Conversa de Arquiteto", (1994); "Sem Rodeios", (2006), entre outros.
Oscar iniciou um projeto em 2007 em Avilés, na Itália, onde está construindo um centro cultural que leva o seu nome. A obra deve ser concluída em 2010.
-
Chapadão do Sul anuncia show com Luciano Camargo
Chapadão do Sul anuncia show com Luciano Camargo
-
“Sons do Pantanal” funde música clássica e regional em circulação por MS
“Sons do Pantanal” funde música clássica e regional em circulação
-
Prefeitura leva shows para animar o Natal Encantado Dourados
Prefeitura leva shows para animar o Natal Encantado Dourados
-
Encerra na sexta-feira, prazo de inscrições para o Concurso de Decoração Natalina
Encerra na sexta-feira, prazo de inscrições para o Concurso de Decoração Natalina
PARCEIROS
- Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025
- Geral Luzes do Cerrado: Festival Estudantil da Canção 2025 encerra celebração Com foto Com vídeo
- Geral Guarda Municipal e prefeito entregam brinquedos da campanha “Sorrisos de Natal” Com foto Com vídeo
- Geral Concurso Cultural Escolar da Juventude celebra expressão estudantil Com foto Com vídeo
- Geral A Cidade Vive o Natal – Raízes de Naviraí será no dia 12 de dezembro Com foto Com vídeo
- Geral Encerra na sexta-feira, prazo de inscrições para o Concurso de Decoração Natalina Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura leva shows para animar o Natal Encantado Dourados Com foto Com vídeo
- Geral Magia do Natal ilumina a Região do Prosa em noite de alegria Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio





