Arquivo Público Estadual realiza treinamento em Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã
Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza, por meio de sua unidade o Arquivo Público Estadual supervisão e treinamento nos municípios de Rio Brilhante, Dourados e Ponta Porã de 11 a 15 agosto. Estas cidades recebem a equipe técnica, formada por Lira Dequech historiadora e coordenadora e Áurea Coeli historiadora.
Esta capacitação e orientação aos municípios dão continuidade ao projeto “Inventário dos Acervos Documentais da história dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com visitas técnicas às cidades. Em Rio Brilhante e Ponta Porã, onde a implantação dos Arquivos Municipais está em andamento avançado terão o treinamento para os procedimentos iniciais de gestão documental. Em Dourados serão realizadas visitas técnicas e o acompanhamento ao Projeto do Inventário dos Acervos Documentais.
“A sensibilização dos gestores municipais no sentido de adotarem uma política de preservação de seus bens patrimoniais e a visualização da necessidade de criação dos Arquivos Municipais ou outro equipamento cultural cabível é o principal objetivo da ação” enfatiza Lira Dequech,coordenadora do Arquivo Público Estadual.
O Arquivo propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. O resultado auxiliará no planejamento de diretrizes para a gestão documental, assim como, o município e seus gestores estarão agindo no sentido de preservar sua história.
Cada município visitado recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Público incluindo uma minuta do projeto de Lei para a criação do mesmo e conta com a assessoria técnica do Arquivo Público Estadual. Mais informações podem ser obtidas no Arquivo Púbico Estadual, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, ou pelo telefone 3316-9167.
-
Segundo dia do desfile das escolas de samba de Campo Grande foi de muito samba no pé
Segundo dia do desfile das escolas de samba foi de samba no pé
-
Carnaval reúne 15 mil pessoas no primeiro dia de desfiles
Carnaval reúne 15 mil pessoas no primeiro dia de desfiles
-
Segundo dia de desfile leva 20 mil pessoas para Praça do Papa
A segurança do evento contou com a presença de equipes da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande
-
FCMS realiza mapeamento de Arquivos e Centros de Documentações Históricas
FCMS realiza mapeamento de Arquivos e Centros de Documentações Históricas
PARCEIROS
- Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
- Carnaval Mocidade encerra desfile com orgulho de quem transformou samba em manifesto cultural Com foto Com vídeo
- Geral FCMS realiza mapeamento de Arquivos e Centros de Documentações Históricas Com foto Com vídeo
- Carnaval Carnaval reúne 15 mil pessoas no primeiro dia de desfiles Com foto Com vídeo
- Carnaval Aparecida do Taboado viveu dias de pura animação com o APT Folia 2026 Com foto Com vídeo
- Carnaval Segundo dia do desfile das escolas de samba de Campo Grande foi de muito samba no pé Com foto Com vídeo
- Carnaval CarnaTrês 2026 encerra com festa, brilho dos blocos e avenida lotada Com foto Com vídeo
- Carnaval Com 12 mil pessoas, Blocos movimentaram quarto dia de Carnaval Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio



