Workshop | Da Redação/Com Minuto MS | 23/05/2012 12h29

Workshop fomenta cultura musical do município de Três Lagoas

Compartilhe:

A Administração Municipal de Três Lagoas promoveu, nos dias 17 e 18 de maio, um workshop com o violinista Edson Valério Verbisk. O evento foi realizado para a Orquestra Sinfônica (OSTL) e alunos da Escolha Municipal de Música. 

“A Orquestra Sinfônica de Três Lagoas é motivo de orgulho para todos os três-lagoenses, e tem sido convidada para se apresentar até mesmo fora do Estado. São 70 integrantes, sendo que a grande maioria deles aprendeu a tocar um instrumento na Escola de Música da Orquestra”, destacou a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri. 

A Orquestra de Câmara de Três Lagoas foi fundada no dia 1º de junho de 2010. Este projeto foi idealizado pela Prefeita Márcia Moura (PMDB), junto com a Diretora de Cultura Vickie Vitturi, a Coordenadora dos Projetos Musicais Cidinha Mariano e o atual Coordenador da Orquestra Ricardo Brasil. O projeto de Cordas Orquestra de Câmara (violino, viola de corda, violoncelo e baixo acústico) atende aproximadamente 600 alunos. 

A Orquestra de Câmara, neste um ano e meio de existência, já se apresentou em diversos lugares, como o Festival de Cultura Ativa, na cidade de Itanhaém (SP), no Festival de Inverno de Três Lagoas e na Serenata de Natal. 

Em 2012, a Orquestra alcançou o título de Orquestra Sinfônica de Três Lagoas, após ter sido contemplada com o Kit Banda, da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. 

OUTROS PROJETOS 

O Departamento de Cultura mantém juntamente com a Orquestra Sinfônica, a Camerata de Três Lagoas, o Quinteto Opus 3 e a Escola Municipal de Música, que hoje dá cursos para 250 alunos, de 7 à 65 anos. 

De acordo com a Diretora do Departamento, a meta para este ano é atender 500 pessoas: “já existe a estrutura para ampliar o objetivo, os recursos humanos e, os recursos materiais (instrumentos musicais) já estão disponibilizados”. 

Atualmente o projeto conta com 11 músicos profissionais na área de cordas, para dar o auxílio necessário aos alunos e, com isso, atingir a meta. 

O VIOLINISTA 

O violinista é português e está fazendo mestrado em música na Universidade de Évora em Portugal pesquisando sobre a temática da influência da cultura judaica na música do Século XX sob orientação de Valentin Stefanov, violinsta búlgaro e um dos mais conceituados na Europa. 

Foi membro na Orquestra do Algarve e Universidade de Évora. Já deu aulas no Conservatório do Algarve, na cidade de Portimão. 

Ao terminar seu mestrado, em julho deste ano, Edson Verbisk passa a desenvolver seu trabalho na Orquestra Sinfônica de Campo Grande sob regência do Maestro Eduardo Martinelli, que é também Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Três Lagoas. 

Segundo Ricardo Brasil, coordenador da Orquestra Sinfônica de Três Lagoas, “receber um músico deste nível é muito importante para nós. Contribui enormemente não só por trazer conhecimento e técnica, mas também para incentivar nossos músicos .” 

INSCRIÇÕES 

Os interessados em fazer parte do projeto da Escola Municipal de Música e Orquestra Sinfônica devem entrar em contato com Ricardo Brasil através dos telefones, (67) 3929-1133 ramal 224. AS Aulas são as segundas e quintas-feiras das 16h às 17h15; 17h15 às 18h30; 18h30 às 19h45; e das 19h45 às 21h. 

Já os ensaios são abertos ao público, o da Orquestra Sinfônica é toda sexta- feira às 20h, e o da Camerata é as quarta-feira às 17h. 


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS