Workshop | Jeozadaque | 01/06/2011 08h02

Cururueiros são convocados para cadastro que organizará encontro em junho

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Tocadores de viola-de-cocho, ganzá e mocho, instrumentos regionais responsáveis pelos ritmos tradicionais do cururu e siriri, estão sendo cadastrados pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá. O cadastro visa a organização do Encontro de Cururueiros, marcado para acontecer em 24 de junho, dia dedicado a São João Batista, santo para qual milhares de devotos promovem uma das maiores destas populares de Corumbá. A tradição é levar a imagem de São João em andores até o rio Paraguai onde é banhado relembrando o ato do batismo de Cristo. Como nas festas juninas ao longo do país, há a fogueira, pau de sebo, barracas com comidas e bebidas num grande arraial promovido pela Prefeitura na rua Manoel Cavassa, no Porto Geral. Os cururueiros são os responsáveis por manter viva a tradição de saldar e festejar o santo comemorado. Com suas cantorias, eles louvam o nascimento de São João Batista. O cadastro está sendo feito na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), localizada na rua Praça da República, 119, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3231-5757. O instrumento A viola-de-cocho é um instrumento musical do grupo dos alaúdes curtos, produzida por mestres artesãos, violeiros e cururueiros. Acompanhada pelo ganzá e o tamboril ou mocho, é tocada nas rodas de cururu e siriri, em homenagem aos santos católicos ou por simples divertimento. A produção da viola-de-cocho é uma atividade que guarda conhecimentos específicos dominados por esses artesãos. Após a escolha da madeira, corta-se o tronco em duas partes planas. Com um molde risca-se a madeira na qual será escavada a caixa de ressonância. Uma vez entalhado o corpo do instrumento, é colado o tampo e, em seguida, são afixados o cavalete, o espelho, as cravelhas e o rastilho para que, então, sejam colocados os trastes e as cordas. Com forma e sonoridade singulares, a viola-de-cocho possui sempre cinco ordens de cordas, denominadas prima, contra, corda do meio, canotio e resposta. São afinadas de dois modos distintos, canotio solto e canotio preso: de baixo para cima, ré, lá, mi, ré, sol; e ré, lá, mi, dó, sol. Com informações do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Da Redação

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