Verba Pública | Da redação/com FCMS | 02/04/2014 10h13

Arquivo Público Estadual realiza Inventário histórico em Nova Andradina e Três Lagoas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 7 e 11 de abril o “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento dos acervos históricos de Nova Andradina e Três Lagoas.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios. O projeto registrará através de inventário os documentos da nossa historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte.

O Inventário propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. A partir desta ação os gestores poderão visualizar com clareza a situação real da documentação e traçar diretrizes para a gestão, preservando a memória. Não há intenção de recolher os documentos ao Arquivo Público Estadual, pois, permanecendo no lugar que lhe deu origem, seu valor terá uma dimensão especial.

“Em Três Lagoas o processo encontra-se adiantado, pois já está instalado no município o Arquivo Público Municipal. O trabalho hoje é no sentido da criação legal, implementação e capacitação de funcionários”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual.

O trabalho irá abranger o Poder Executivo e Legislativo e também acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado, revelando os documentos que temos, onde e como os mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção historiográfica regional.

“Cada cidade visitada recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Municipal, incluindo uma minuta do projeto de lei para a criação do mesmo, além da assessoria permanente do Arquivo Público Estadual”, explica Lira.

Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público Estadual publicará o resultado no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.

Serviço: Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS