Turismo | Da Redação/Com Campo Grande News | 08/04/2013 13h28

Turismo de MS fatura mais do que o MT com a Copa do Mundo em Cuiabá

Compartilhe:

A cidade de Cuiabá foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo do ano que vem, mas o faturamento com o turismo deve ficar em solo sul-mato-grossense, que não receberá nenhuma partida da competição.


Cerca de 80% da região pantaneira encontra-se em Mato Grosso do Sul e 20% em Mato Grosso.


A preocupação parte, principalmente, do secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício. A 15 meses do Mundial, a cidade esbarrou na dificuldade de divulgar os pontos turísticos. “Temos conhecimento disso e vamos desenvolver ações  para tênar mudar”, disse o secretário ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul.


“Sem nem ser sede, Mato Grosso do Sul tem explorado melhor suas qualidades, associando-as à Copa de maneira mais eficiente do que nosso Estado. É preciso rever alguns conceitos”, acrescentou Fabrício.


Segundo o diretor da empresa Impacto Ecoturismo, Nei Gonçalves, a procura de estrangeiros para o Pantanal aumentou de 30% a 40% neste ano em relação a 2012. Ele diz que não é possível comparar a procura de um estado para outro, mas que surpreende. “A solicitação já é grande a partir de 2013. A nossa estrutura é superior em termos de Pantanal, somos privilegiados”, diz Gonçalves.


A estrutura do turismo sul-mato-grossense também é ressaltada pelo diretor de Turismo de Bonito, Clayton Castilho Gomes. “A rede hoteleira tem mais de cinco mil leitos, tem mais leitos que Campo Grande. Está bem ampla e dá para atender a todos”, avalia.“Cuiabá ficará superlotada e terá que se hospedar aqui”, prevê Clayton.


O diretor de Turismo diz que ações de marketing foram planejadas há pelo menos quatro anos e são desenvolvidas em São Paulo, Rio de Janeiro, e também em Foz do Iguaçu, onde “há entrada muito grande de turistas”.


Conforme a reportagem do jornal Zero Hora, a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) de Mato Grosso calcula que o Estado receba cerca de 70 mil turistas. Mas segundo a Embratur, Cuiabá aparece na penúltima colocação entre as 12 cidades-sede da Copa perdendo somente para Manaus.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS