Turismo | Com Prefeitura de Aquidauana | 07/04/2020 08h13

Refomas do Museu e Mercadão de Aquidauana fortalecem turismo

Compartilhe:

Preservar a história e a memória de uma cidade é um grande desafio. Dois importantes prédios históricos de Aquidauana serão reformados: o Museu de Arte Pantaneira ‘Manoel Antônio Paes de Barros’ e o Mercadão Municipal.

As duas reformas serão feitas com recursos destinados pelo Ministério do Turismo, viabilizados pelo deputado federal Beto Pereira em atendimento aos projetos apresentados pelo prefeito Odilon Ribeiro. Para o museu serão destinados R$ 241 mil reais e para reformar o Mercadão Municipal de Aquidauana serão mais R$ 480 mil.

Durante agenda em Aquidauana, o prefeito Odilon Ribeiro convidou o deputado Beto Pereira para visitar as instalações do museu e do mercadão, onde conversaram com a comunidade, com comerciantes e servidores que conhecem a história dos dois locais.

Em Aquidauana, as vastas bancas de verduras, os açougues fartos, o sabor do pastel, da coxinha e o aroma dos temperos e ervas que o mercadão tem marcam a história de muitas famílias. E o Museu de Arte Pantaneira rememora os vernissages, cantatas, exposições e ajuda a contar a valente história de Aquidauana, desde o uno Mato Grosso.

“Aquidauana verá as reformas acontecerem ainda em 2020, vamos trabalhar para ajudar a transformar esse lugar, essa quentura toda que espanta as pessoas, que prejudica o comércio aqui, vamos deixar esse lugar bonito e atrativo para a alegria dos comerciantes, da comunidade e de quem vier visitar esse lugar histórico e forte no coração da nossa cidade”, afirmou o prefeito Odilon.

O prefeito Odilon destacou que essas duas obras serão transformadoras e irão ajudar a preservar a história desses dois prédios importantes para a cultura, turismo, história e renda da cidade. “O museu é a nossa conexão entre passado, presente e futuro da nossa cidade. É lugar de fomentar a curiosidade, a pesquisa e de educar”, completou.

Por fim, o prefeito afirmou estar radiante com a liberação dos recursos para essas duas obras e agradeceu ao deputado federal Beto Pereira pela viabilização dos recursos. “Agradeço ao deputado Beto Pereira que nos colocou, eu, vereador Anderson Meireles, Dr. Heber e o secretário Ronaldo de frente com o Ministro do Turismo, em Brasília, para pedirmos por esses recursos. Parceria e força de vontade fazem toda a diferença para nós, para que tudo isso aqui aconteça”, finalizou o prefeito.

O deputado Beto Pereira disse que é motivo de satisfação conhecer um pouco da história do Mercadão Municipal, saber da relevância que ele tem para o comércio e a história da cidade e o Museu como patrimônio aquidauanense tão querido pela população.

“Vimos que todos tem aprovado com alegria a notícia da reforma do Museu e do Mercadão Municipal. Isso significa que esses dois lugares são queridos pelo povo daqui e que, além de históricos, tem importância econômica, cultural e turística. Eu faço questão de poder ajudar o prefeito Odilon a realizar mais essas duas obras, que irão somar e muito na missão de colocar Aquidauana na rota turística”, afirmou o deputado.

A EXPECTATIVA

“O calor judia de quem trabalha e de quem vem visitar e comprar aqui no Mercadão. A gente sonha com esse Mercadão Municipal reformado e muito melhor. Estamos torcendo por essa reforma”, disse a comerciante Marli Gonçalves, que há 40 anos trabalha no local.

Outro comerciante tradicional no Mercadão Municipal é o Sr. Mauro Malheiros, que há mais de 50 anos trabalham no mercadão, falou que a expectativa é grande para ver o local reformado e pronto para receber mais pessoas, mais clientes. “Só temos a agradecer ao prefeito Odilon e ao deputado Beto por abraçarem essa nossa causa, olharem para nós, vir aqui ver de perto como está o Mercadão e as dificuldades com esse prédio antigo. Isso aqui foi muito bonito e movimentado nas décadas de 60, 70, mas, hoje, precisa de muita atenção, precisa tanto dessa reforma e nós comerciantes estamos esperançosos”, afirmou o comerciante Mauro.

A expectativa é de que com a reforma, o Mercadão Municipal ‘tome um novo fôlego’ e seja mais um atrativo comercial, gastronômico e turístico na cidade, atraindo a comunidade para as compras e eventos culturais que o local poderá sediar.

O Mercadão Municipal, inaugurado em 1962, é amplo, foi construído com uma boa base predial, mas ao longo dos anos, o local foi ficando desgastado em sua estrutura e por conta das poucas entradas de ventilação, a temperatura é alta dentro do mercadão, um calor exaustivo, que acaba afastando as pessoas de frequentarem o ambiente, as lanchonetes e fazerem compras ali.

Essa triste realidade vai mudar para melhor e o local que fez história no passado, foi point comercial, tem tudo para voltar a ser o grande “Mercadão Municipal de Aquidauana”, voltar a ter mais boxes comerciais cheios, com o colorido e o aroma das frutas, grãos, verduras, carnes, mel, rapaduras, peixes e ervas naturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS