Turismo | Com Prefeitura de Corumbá | 28/06/2020 08h53

Prefeito sanciona Plano Municipal de Turismo de Corumbá

Compartilhe:

O prefeito Marcelo Iunes sancionou nessa segunda-feira, 22 de junho, a Lei nº 2.727, que aprova o Plano Municipal de Turismo de Corumbá. O trabalho, coordenado pela Fundação de Turismo do Pantanal, pelo Conselho Municipal de Turismo de Corumbá (COMTUR) e com a participação ativa do trade regional, é um marco para a região pantaneira.

“Esse planejamento possui o objetivo de direcionar as ações para o desenvolvimento do turismo na nossa Capital do Pantanal, orientando o Poder Público e o mercado para as tendências estratégicas apontadas”, observou Marcelo Iunes, ressaltando a importante participação dos usuários, empresários e pesquisadores do setor.

O plano

O Plano Municipal foi elaborado a partir oficinas realizadas durante todo ano de 2019. Sua versão inicial foi apresentada em Audiência Pública, no Centro de Convenções do Pantanal. “Durante as oficinas foram debatidos temas como Oferta e Demanda Turísticas, Informações Turísticas, Marketing, Infraestrutura Turísticas, Governança do Turismo e outros”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna da Costa Oliva.

“A população participou por meio de suas representações com sugestões que foram debatidas e aprovadas. Esse é um momento ímpar na história do turismo Corumbaense. Pela primeira vez o município terá um Plano como instrumento norteador do desenvolvimento da atividade turística”, complementou Elisângela.

Turismo

O reconhecimento do Pantanal como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, assim como os títulos de Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), qualificam o território de Corumbá como excepcional, fato que direciona a análise territorial para o cumprimento dos requisitos não só do mercado turístico, mas, sobretudo, os requisitos da populações locais e também da humanidade.

Neste cenário, o reposicionamento das empresas de pesca esportiva, assim como a busca pelo fortalecimento do ecoturismo são planejados como instrumentos da integração da Rota Pantanal Bonito e Serra da Bodoquena.

Por meio de sessões plenárias, o Plano Municipal de Turismo de Corumbá foi construído estabelecendo ações para os Eixos: Oferta e Demanda Turística; Infraestrutura Turística; Promoção e Apoio à Comercialização; e Gestão do Destino e do Plano Municipal de Turismo.

Com o objetivo de retratar as oportunidades de temas e enredos a serem utilizados nos produtos turísticos, a riqueza cultural de Corumbá foi materializada no documento, por meio de imagens de obras e textos de D. Izulina Gomes Xavier, artista local, e publicado no DIOCORUMBÁ dessa segunda-feira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS