Turismo | Da redação | 13/10/2016 15h05

MS 39 anos: Governo faz balanço das ações para o turismo no estado

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul completou 39 anos de sua criação no dia 11 de outubro. Cercado por uma natureza privilegiada, o estado abriga a maior área alagável do mundo – o Pantanal – que ocupa 65% da região cercada de biomas como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Focado na exploração sustentável e responsável do turismo, MS é referência em Ecoturismo e Turismo de Aventura, o que fez o destino alcançar projeção mundial. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta e o 28º lugar no Índice de Competitividade Internacional do Turismo.

O Governo do Estado, através da Fundação de Turismo (Fundtur-MS), promove várias ações para o fomento do setor, considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico, responsável por geração de emprego e distribuição de renda. No cenário nacional, o turismo participa diretamente com 3,5% do PIB, o que equivale à geração de R$ 182 bilhões (World Travel & Tourism Council – WTTC, 2014) e 3,14 milhões de empregos diretos (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, 2014). Esses números impulsionaram o Brasil para o 9º lugar no ranking das maiores economias de turismo no mundo (WTTC, 2014).

A participação em feiras e eventos é uma das principais ações para o fomento do turismo sul-mato-grossense. Desde o começo do ano até o início do mês de outubro, foram mais de vinte feiras nacionais, cinco estaduais, três internacionais e também visitas técnicas para o levantamento de potencial turístico de destinos regionais. Dentre as principais feiras internacionais, destacam-se a FIT Argentina e FIT Paraguai, principais emissores de turistas para os destinos do estado. Das feiras nacionais, destaca-se a ABAVExpo, maior feira da América Latina e a Casa Brasil, espaço oficial do Governo Federal nas Olímpiadas do Rio de Janeiro para projetar a imagem do país como destino turístico. Em Mato Grosso do Sul, o destaque é para o Festival de Inverno de Bonito, que completou 17 anos em 2016 e atrai turistas do mundo todo.

Outro destaque foi a escolha dos destinos Pantanal e Bonito para sediar, pela primeira vez no Brasil, o evento internacional Adventure Week. Durante dez dias os destinos foram palco de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura através de passeios, palestras e rodadas de negócios. Para 2017, Mato Grosso do Sul já foi escolhido para sediar uma das etapas do Rally dos Sertões, tendo a cidade de Bonito como destino final de uma das maiores competições de rali do Brasil e do mundo. A Rota Pantanal-Bonito recebeu em 2015 mais de 422 mil turistas.

Além da promoção e divulgação já previstas no calendário de eventos do turismo, a Fundação de Turismo participou efetivamente no evento “Tour da Tocha”, das Olimpíadas 2016. Em parceria com entidades públicas e privadas, Mato Grosso do Sul recebeu a tocha olímpica em nove municípios. Com pernoites na capital Campo Grande e em Dourados, o roteiro da chama olímpica ainda contou com Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Nova Andradina, Bataguassu e Bonito. Segundo o diretor presidente da Fundação de Turismo de Ms, Nelson Cintra, “um dos legados dessa ação foi a visibilidade nos cenários nacional e internacional alcançada pelos destinos consolidados e destinos pouco conhecidos pelo grande público, ainda em desenvolvimento da atividade turística”, ressaltou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o principal instrumento do Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor que tem como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada. Mato Grosso do Sul possui atualmente 60 municípios participantes do mapa de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas, com 10 regiões turísticas: Caminhos da Natureza/Cone Sul (6); Bonito/Serra da Bodoquena (8); Caminho dos Ipês (9); Caminhos da Fronteira (3); Costa Leste (7); Grande Dourados (4); Pantanal (5); Rota Norte (11); Vale das Águas (4); e Vale do Aporé (3). O Mapa do Turismo identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio para cada um.

Entre as ações deste ano se destaca a promoção de palestras durante a Rota do Desenvolvimento e a 2ª Conferência Regional de Turismo com o consultor de turismo, Mário Petrocchi, referência em planejamento e gestão do turismo. A Fundtur-MS também recebeu alunos de turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para visitas e aulas técnicas na Fundtur-MS, firmou convênio com a UEMS para concessão de estágio curricular supervisionado para estudantes de turismo, apoiou o Comcex-MS e parceiros na mobilização de combate à exploração sexual infantil, participou de discussões com agentes públicos e empresários sobre integração entre turismo e transporte aéreo, além de reuniões com o Ministério do Turismo e entidades representativas visando o fomento do turismo do estado.

Certificação ISO 21101

A cidade de Jardim (MS), conhecida por suas águas cristalinas, terá mais um importante atrativo para os turistas em busca de ecoturismo e turismo de aventura. O Recanto Ecológico Rio da Prata foi confirmado como primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). A certificação ISO (International Organization for Standardization) leva em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços prestados, mas toda a cadeia produtiva. O certificado foi concedido após visita da auditoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em setembro deste ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS