Turismo | Da redação | 11/08/2017 13h54

Ministro do Turismo quer Corumbá como “Capital Nacional da Pesca”

Compartilhe:

Principal convidado do seminário “Turismo no Pantanal – Perspectivas de Desenvolvimento”, o ministro Marx Beltrão quer Corumbá como referência nacional na pesca esportiva. Encantado com as belezas naturais do Pantanal e com a estrutura pesqueira da região, o ministro do Turismo defendeu uma ampla divulgação da região no Brasil e no exterior.

“Com as políticas certas, conseguimos dobrar o número de visitantes. E conte com o Ministério do Turismo para que a gente avance e fomente ainda mais a economia e a geração de renda através do turismo aqui em Corumbá”, afirmou Beltrão. Em 2016, 217 mil turistas estiveram em Corumbá, injetando diretamente na economia local cerca de R$ 320 milhões.

Destacando a importância da preservação ambiental, o ministro falou sobre os pescadores profissionais e artesanais. “É possível fazer aqui como foi feito em vários outros lugares do Brasil e do Mundo, quando se explora o turismo através da pesca, o pescador que usa o pescado para sobreviver consegue muito rapidamente mudar seu conceito e, através do turismo, alimentar e ganhar seus recursos para poder sustentar sua família”.

De imediato, Marx Beltrão garantiu a criação de um órgão dentro do ministério responsável exclusivamente para tratar da pesca. “Firmo aqui um compromisso de, assim que chegar em Brasília, montar um comitê definitivo para tratar da pesca esportiva no Brasil. Nós vamos trabalhar, de forma conjunta, para transformar a cidade de Corumbá na Capital Nacional da Pesca Esportiva”, completou.

Antes do seminário, que contou ainda com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, da diretora-executiva da Fundação de Turismo do Pantanal, Maria Marjú Azambuja Venturini, e do diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o ministro também conheceu um pouco da culinária pantaneira.

“Nunca pensei que fosse comer o peixe piranha em minha vida. E eu adorei! Isso tem que ser divulgado, tem que ser mostrado para o mundo todo”, afirmou. Durante sua visita à cidade, Beltão ainda plantou um Ipê no Morro do Cruzeiro. “Essa árvore que eu vou plantar aqui hoje vai significar meu retorno aqui por muitas vezes. Corumbá vai estar sim em meu coração”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS