Turismo | Da Redação/Com Assessoria | 08/04/2013 13h22

Fundação de Turismo do Estado destaca região do Pantanal

Compartilhe:

A FundTur MS está dando dicas de viagem na região do Pantanal destacando as peculiaridades das cidades de Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e Miranda. 


Regiões em que possui uma intensa integração entre o homem e a natureza. Localizada no Pantanal sul-mato-grossense é um Santuário Ecológico que abriga centenas de espécies de animais, flora exuberante, gastronomia regional e uma cultura peculiar.



Corumbá 


Corumbá é uma cidade portuária e cheia de história, um destino recomendado para quem gosta de pescar e admirar a natureza. Ainda no caminho, é possível ver uma prévia da fauna exuberante – além dos pássaros e jacarés descansam nos alagados. A chamada "Capital do Pantanal" está localizada às margens do rio Paraguai. 


Corumbá faz fronteira com a Bolívia e possui um significativo patrimônio histórico. Há opções de passeios de barco pelos rios da região, de carro pela Estrada Parque – que proporciona contato direto com a fauna e a flora – e a cavalo, nos hotéis fazenda da região. No porto, grandes barcos transformados em hotéis flutuantes, com capacidade para dezenas de pessoas e equipados com lanchas próprias para pesca, oferecem passeios de vários dias pelos rios do Pantanal.


O casario do porto, pelo seu valor histórico faz parte do roteiro obrigatório ao turista, que pode contar com uma rede hoteleira bem estruturada na área urbana e hotéis-fazenda, barcos-hotéis e pousadas localizados em pleno Pantanal.



Estrada Parque


Com 120 quilômetros e situada no Estado de Mato Grosso Sul, a Estrada Parque Pantanal (EPP) tem início na rodovia BR-262, na localidade chamada de Buraco das Piranhas. Diferencia-se de uma estrada convencional por fatores ligados, em primeiro lugar, a valores ambientais - atravessa quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai. No seu trecho final defronta-se com a morraria do Urucum. Tem o crédito de ser a melhor região do país para observação de aves, mamíferos e jacarés em várias épocas do ano. 


Ao longo da estrada distribuem-se diversos hotéis, pousadas, campings e pesqueiros, que oferecem opções de pesca, passeios de barco e de observação de natureza, além de restaurantes, postos de combustível e vilarejos onde se concentram famílias de pescadores. 



Porto Murtinho 

Porto Murtinho é banhada pelo Rio Paraguai, situado na fronteira com a República do Paraguai. A cidade é conhecida principalmente pelo turismo de pesca. O ecoturismo chegou a Porto Murtinho devido suas belezas naturais e a biodiversidade do Pantanal sul-mato-grossense. Possui hotéis especializados em atender o turista, oferece infraestrutura para pesca esportiva e para o ecoturismo.


A cidade tem um forte elo histórico - cultural, e grande importância nas questões relacionadas aos acontecimentos da Guerra Brasil - Paraguai. É visível e preservado seu patrimônio como as igrejas, antigos casarões, as festas regionais e manifestações culturais. Na região há a reserva indígena dos índios Kadiwéus, população ainda típica do Estado do Mato Grosso do Sul. 


Hospedagem a bordo de barcos confortáveis para apreciação das deslumbrantes paisagens pantaneiras ou destinados a pesca amadora e passeios ecológicos são atrativos da região. 



Aquidauana


Aquidauana está situada na Serra de Maracaju e a 139 km da Capital do Estado. É conhecida como Cidade Natureza devido à exuberância da fauna e flora. Proporciona excelente vista da planície a partir da serra de Piraputanga e Maracaju.


Algumas pousadas e fazendas dispõe de opções de passeios ecológicos e safaris fotográficos. O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura como conforto. Passeios entre eles algumas aldeias como Bananal, Imbirussu, dos índios Terenas e um distrito chamado Taunay, onde está concentrada a maior comunidade indígena do País. 


Aquidauana possui construções de valores histórico-culturais, como a Casa Primavera, além dos casarios que preservam um conjunto arquitetônico original. O rio que dá nome à cidade oferece aos turistas safáris fotográficos e boas pescarias. Em suas margens, formam-se bonitas praias, próprias para a prática de esportes aquáticos. 



Miranda


Em Miranda é possível visitar diversos prédios históricos, como a Igreja Matriz, de estilo barroco construída em 1931, a antiga estação ferroviária, a usina velha, e locais atuais, como a Casa da Cultura Terena, a Ponte Metalizada e varias fazendas pantaneiras.


Possui ainda diversas fazendas pantaneiras devidamente estruturadas para receber turistas, com os mais variados atrativos e passeios no Pantanal. Um atrativo diferencial é o Trem do Pantanal, que aos finais de semana faz sua chegada a Miranda. É um trem turístico, que sai da capital, com intenção de contemplação da natureza.


Miranda possui a segunda maior população indígena do Estado. A influência da tribo Terena contribuiu para o enriquecimento cultural e artístico da cidade, através das danças, costumes, artesanatos e tradições.



Trem Turístico do Pantanal


É uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul que objetiva o resgate de parte da história do Estado e da memória da sua gente, principalmente, das comunidades situadas ao longo da via férrea. Atualmente o Trem do Pantanal faz percurso de Campo Grande-Aquidauana-Miranda, mas o projeto integral prevê chegada em Corumbá. 


O Trem do Pantanal é uma ação que visa o desenvolvimento local das comunidades, apoiada numa política socioeconômica e ambiental através do fortalecimento atividade turística da região. Com ele, as comunidades geram emprego e renda, as pessoas são sensibilizadas a preservação do meio ambiente, os locais por onde passa o trem viram roteiros turísticos, e outros novos podem ser criados, aumenta o fluxo de visitantes nestes municípios, além de oferecer uma oportunidade única e diferente de viagem aos turistas. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS