Turismo | Fundação de Turismo de MS | 08/05/2020 10h26

Fundação de Turismo de MS realiza pesquisa sobre empreendimentos

Compartilhe:

A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FundturMS), através de seu Observatório do Turismo (ObservaturMS) e em parceria com o Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, começa mais uma fase de pesquisas no setor turístico, que é o levantamento do Perfil dos Empreendimentos Turísticos do Mato Grosso do Sul para a captação de Recursos Financeiros (capital de giro).

O objetivo é levantar informações atuais sobre os empreendimentos turísticos do Estado para auxiliá-los na captação de recursos financeiros. Com os dados, o poder público poderá saber das necessidades de crédito do segmento do turismo durante a pandemia do novo Coronavírus, que causa a doença Covid-19. As medidas de isolamento social, que incluem o fechamento de hotéis, redução de atendimento em bares e restaurantes, cancelamento de voos, barreiras sanitárias para que não haja a propagação da doença, está afetando financeiramente o setor.

“É fundamental que os empresários participem da pesquisa. O acesso facilitado ao crédito foi uma demanda do trade turístico e precisamos ter informações consolidadas para negociação com os bancos. Essas negociações já estão sendo feitas, mas precisam avançar”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Segundo o diretor-presidente da FundturMS, a solicitação de acesso ao crédito para o turismo começou no início da situação de pandemia por meio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e Fundtur MS. “Quando iniciamos as negociações, percebemos que precisávamos levantar qual era o status atual dessas empresas, como estava a saúde financeira delas e quais eram suas condições para acessar o crédito. Tínhamos que ter informação do total de volume de recursos que os empresários vão precisar para que fôssemos mais assertivos. Portanto é fundamental que todos participem da pesquisa, pois quanto mais informações tivermos, melhor será o atendimento às demandas dos empresários”.

A coordenadora operacional do Observatório do Turismo de MS, Danielle Moura, reforça a importância da participação do trade para nortear tomadas de decisões e projetos futuros, com vistas a retomada da atividade turística. “A pesquisa do levantamento do Perfil dos Empreendimentos Turísticos do Mato Grosso do Sul para a captação de Recursos Financeiros (capital de giro), visa identificar as necessidades de crédito dos empresários/empreendedores do turismo de MS. Os dados oriundos da pesquisa podem embasar intermediações acerca da flexibilização do acesso ao crédito no que diz respeito a taxas de juros, carência, prazo para pagamento, garantias entre outras necessidades apresentadas.

O ObservaturMS ressalta que a identificação durante a resposta da pesquisa é opcional. Para participar, basta clicar no link https://forms.gle/TYe54biAx3V295KT6. O prazo é de 28 de abril a 11 de maio de 2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS