Turismo | Da redação/com Assessoria | 01/07/2014 11h05

Esquina Americana faz ponte entre o MS e Estados Unidos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Inaugurada nesta segunda-feira, 30 de junho, o American Corner (Esquina Americana), parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e o Sesc MS, já começa a estabelecer o elo entre a cultura brasileira e norte-americana. Com início da programação cultural já no ato de lançamento, os atendimentos para interessados em intercâmbio estudantil já começam a partir desta terça-feira, dia 1º de julho, e a biblioteca do projeto também está em funcionamento.

A solenidade de lançamento do American Corner contou com a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins, que destacou a importância da parceria com a Fecomércio e Sesc na região Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, lembrando que a região é a que vem apresentando os maiores índices de crescimento do País nos últimos anos. O cônsul ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre os Países. “Nós temos muito em comum, mesmo sendo Países bem diferentes. E podemos tirar modelos do Sesc, estudar o Brasil e tirar lições importantes. Esperamos que possamos mostrar as 4,6 mil universidades que existem nos Estados Unidos, não só Havard,Yale e Princeton. Isso significa acesso para os que querem ir para lá. Mas o mais importante é uma presença norte-americana fora dos consulados, fora das embaixadas de grande tamanho, como Campo Grande, que cresce de 3% a 5% por ano e que são o futuro do País, então faz sentido estar aqui”.

O presidente do Sistema Fecomércio MS, Sesc e Senac, Edison Araújo, disse que a parceria ajudará a realizar o desejo de muitos que pretendem intercâmbio nos Estados Unidos. “Muitos sonham em fazer parte dessa estatística, porém não têm o aporte de uma instituição que os auxiliem. Realizaremos essa comunicação e facilitaremos o entendimento entre as partes. Sempre acreditamos que é importante que jovens desenvolvam laços de amizades em todo o mundo e aprendam diferentes idiomas. Unimos esforços para estimularmos para que se sintam cidadãos do mundo e possam se aperfeiçoar em um País referência em várias áreas profissionais”.

A diretora-regional do Sesc, Regina Ferro, falou sobre a importância da integração do American Corner à estrutura do Sesc Horto para dar visibilidade ao projeto. “Neste espaço funciona uma escola de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio para Jovens e Adultos, temos 1.500 alunos; funciona um teatro onde vários grupos culturais se apresentam, um espaço de grande fluxo; aqui nossa biblioteca com acervo da cultura brasileira e agora da cultura americana; ao lado temos uma biblioteca de filmes e DVDs e restaurante que serve cerca de 1000 refeições dia, e o Café”.

Assessora técnica da área educacional do Sesc, Rachel Ferreira e Silva Torok Moreira, explicou que o intercâmbio cultural fomentado pela Esquina Americana amplia horizontes, estimula a valorização das identidades culturais e desenvolve conceitos de ética e cidadania. “E é justamente essa ação educativa que caracteriza e diferencia a ação institucional do Sesc”.

Rita Moriconi, diretora do Education USA no Conesul, também reforçou o grande potencial oferecido pelo Estado para que a parceria frutifique. “Para nós é muito importante estar aqui para que os alunos, não só de Campo Grande, mas de todo Mato Grosso do Sul possam ir para lá. O Sesc é nossa instituição parceira que está abrindo mais um serviço à comunidade que é a mobilidade estudantil internacional e estamos muito felizes”.

O estudante André , 25 anos, conta que já fez curso de inglês fora do País e isso despertou interesse em obter uma formação nos Estados Unidos. “Tanto graduação quanto pós-graduação que possam abrir portas em outros Países que não só o Brasil. Acabei fazendo a graduação aqui, mas estou pesquisando a possibilidade de uma pós-graduação fora do País. Até então buscava informações pela internet, tinha que ‘garimpar’ e com a parceria com o Sesc o caminho ficará mais fácil”

A cerimônia de abertura do projeto contou com apresentação da banda norte-americana de bluegrass Della Mae; vernissage de abertura da exposição de fotos Herança Compartilhada, Oficina de Fotografia com o curador João Kúlcsar e oficina musical com a Della Mae.

Sobre o American Corner – O projeto tem cinco pilares de atuação: 1) informações sobre os Estados Unidos, com biblioteca física e virtual, através de acesso ao eLibraryUSA; 2) EducationUSA, com orientação e acompanhamento para interessados em estudar nos Estados Unidos; 3) American English, com o objetivo de promover o aprendizado de língua inglesa, através do aprimoramento contínuo dos professores dos cursos de inglês do Sesc e outros programas; 4) Projetos Culturais; e 5) contato contínuo com participantes de programas de intercâmbio nos EUA.

Educação nos EUA – Ser admitido em uma universidade norte-americana, fazer pós-graduação nos EUA, ou mesmo cursos de inglês e de curta duração, é desejo de muitos, porém, o desconhecimento sobre os trâmites necessários muitas vezes acabam desencorajando os candidatos. O escritório do EducatrionUSA, que ficará dentro da Esquina Americana, fornecerá todas as informações necessárias aos estudantes, dando consultoria e fazendo acompanhamento, serviço totalmente gratuito.

O candidato passará por dois momentos, primeiro participará de uma palestra, mediante agendamento prévio, e depois de acompanhamento individual. Um profissional, denominado adviser (orientador), fará o aconselhamento, em função da meta e perfil do candidato, subsidiando-o com informações que vão desde a elaboração das chamadas cartas de admissão até orientações sobre quais os vistos e procedimentos necessários para cada caso.

Já as ações culturais promoverão palestras, exposições, shows e outras atividades desenvolvidas junto dos alunos da Escola do Sesc e público em geral. É uma iniciação à cultura norte-americana. Para quem tem sede de saber mais, a biblioteca disponibilizará um amplo acervo, que vai desde informativos econômicos e históricos à literatura dos EUA. A maioria dos volumes está em inglês, bem como vídeos, mas alguns exemplares também estão em português. Com o American English, os professores de Inglês do Sesc já vêm recebendo treinamentos online, aprimorando a didática em sala de aula.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS