Turismo | Da redação | 03/03/2016 11h10

Equipe da UFSCar irá realizar monitoramento climático e estudo de capacidade da Gruta do Lago Azul

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, dia 2 de março, foram iniciadas as primeiras atividades de um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Campus Sorocaba) que envolve atividades de Pesquisa e Extensão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito e apoio do CNPq, para a realização de pesquisas climáticas e de demanda turística para subsidiar a elaboração de novos estudos de capacidade de carga turística da Gruta do Lago Azul.

As atividades serão conduzidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisas Fatores Condicionantes e Determinantes da Demanda Turística (DemandaTur), os profs. Heros Augusto Santos Lobo (UFSCar) – Doutor em Geociências e Meio Ambiente –, Luiz Eduardo Panisset Travassos (PUC-MG) – Doutor em Carstologia –, Glauber Eduardo Oliveira Santos (USP) – Doutor em Ciências Econômicas e Jurídicas –, contando ainda com a participação da espeleóloga Silmara Zago (UPE) e de alunos da graduação e do mestrado.

O objetivo é monitorar o espeleoclima da gruta durante um período de aproximadamente 2 anos, bem como fazer pesquisas com os visitantes acerca de sua percepção de lotação e entrevistas com guias e demais profissionais envolvidos com a gestão e o cotidiano da visitação na gruta.

Estas três frentes de trabalho permitirão compreender melhor a dimensão ideal dos grupos de visitantes e os eventuais impactos da visitação. A junção futura dos dados ambientais e sociais, por meio de análises e equações específicas, permitirá avaliar o uso atual e verificar propostas para sua alteração no futuro próximo.

Neste primeiro momento, as atividades se concentraram na instalação de sensores que medem e registram a temperatura do ar e da água, bem como a umidade relativa do ar. Em breve serão também iniciadas as outras etapas do projeto, para obtenção dos demais dados necessários para a realização do estudo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS