Turismo | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 07/11/2015 14h33

Encontro reúne operadores e compradores de turismo em Corumbá

Compartilhe:

Até 09 de novembro, Corumbá vai sediar o 3º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil-Bolívia, que trouxe para o Pantanal, operadores e compradores de turismo do Brasil e da Bolívia, bem como as empresas ofertantes de Corumbá. O objetivo central é proporcionar mobilizações empresariais no setor turístico da região.“Estamos no terceiro ano do Encontro Turismo de Fronteira que foi criado para aproximar as relações com a Bolívia e o Paraguai, tanto que o nome do encontro é Brasil Bolívia, bem como estimular novos negócios com todos os empresários nacionais de turismo. Temos um momento feliz, que é poder receber as maiores operadoras de turismo, especialistas em vendas para o público internacional, pois desejamos aumentar o volume de vendas e alcançar o mercado internacional. É um momento muito importante para Corumbá”, explicou Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

O encontro foi aberto na tarde de sexta-feira (06), no Sesc Corumbá, no Porto Geral. A programação contou com mostra cultural, com apresentações do cururu e do siriri, da festividade de São João, do carnaval e da capoeira. Após a abertura, foi apresentado o vídeo institucional de promoção do município e as rodadas de negócios tiveram início.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá, Otávio Philbois, a iniciativa é de extrema contribuição para o setor econômico local. “O encontro contribui para alcançar o turismo paralelo visto que o setor tem potencial significativo. Atualmente, o turismo traz cerca de 200 mil visitantes a Corumbá, esse volume alavanca o comércio local”, disse ao recepcionar investidores que vieram participar do encontro.

O evento recebeu cerca de 20 empresas que oferecem produtos e serviços ligados à realização do turismo de aventura, pesca esportiva e ecoturismo. São agências receptivas, barcos-hotéis, hotéis urbanos, pousadas pantaneiras e transportadores turísticos.

“Há 20 anos trabalhamos com venda de viagens para o pantanal. Há algum tempo que não vínhamos aqui, fazíamos contato através da internet e Corumbá sempre foi uma porta de entrada para turistas. A cidade possui muitos lugares e precisamos conhecer de perto e sistematizar o setor turístico. Participar desse encontro é uma possibilidade de ampliação de negócios, pois, conhecendo de perto o que é oferecido ao turista, conhecer os órgãos locais e trocar ideias, é investir em um crescimento turístico nacional. O turismo de Corumbá estava um pouco adormecido e é necessário que os nossos olhos se voltem para esse lugar, que é belíssimo por sinal. Há alguns pontos a melhorar, como a rota aérea, a questão do acesso à Bolívia, e devemos facilitar a entrada do turista que está na Bolívia a ter acesso ao Brasil por Corumbá. São propostas que podemos contribuir com o setor”, afirmou a este Diário, Flávio Cruz, operador receptivo da Agência Terra Brazilis, Viagens e Turismo, do Rio de Janeiro, que também atua na área de turismo ecológico e de aventura.

A Rodada de Negócios contou ainda com 16 empresas compradoras participando: seis Operadoras Incoming sediadas no Brasil, do Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e São Paulo; duas Operadoras Incoming da Bolívia, de Cochabamba/BOL e Sucre/BOL, além de 07 Operadoras do Mato Grosso do Sul (Bonito, Miranda e Aquidauana).

Atividades - Os operadores partiram na noite de sexta-feira (06) em um Cruzeiro Fluvial, novo produto turístico de Corumbá. É a abertura oficial da temporada dos cruzeiros fluviais de barcos no Pantanal exclusivos de ecoturismo (novembro/2015 a fevereiro/2016). Os agentes participarão até o dia 09, do FAMTOUR, onde serão apresentados o formato e as experiências proporcionados pelo Cruzeiro do Pantanal que, sob a orientação de monitores treinados,  realizará uma série de atividades a bordo e excursões por terra no Pantanal, incluindo o turismo cultural na cidade.

Além do Cruzeiro, o encontro conta ainda com uma  missão composta por consultores especializados do Brasil e da Bolívia que vão avaliar a Rota Turística integrada entre o Brasil/Corumbá e a Bolívia/Missiones - “Pantanal a La Gran Chiquitania”, trabalhada entre os dois países desde 2013, com previsão de lançamento no mercado nacional em 2016.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS