Turismo | Da redação | 18/09/2018 09h21

Curso de Turismo da UEMS de Dourados promove oficina para discutir PDI

Compartilhe:

Na última quarta-feira, 12 de setembro, o Curso de Turismo da Unidade de Dourados promoveu uma Oficina de Planejamento Participativo para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 com os alunos.

Para a instituição “O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento do Planejamento Institucional, no qual cabe à comunidade universitária, explicitar seu projeto de Universidade para os próximos cinco anos, expresso por diretrizes, metas e ações, abrangendo as dimensões Física, Organizacional e Acadêmica da Instituição”. Ressalta-se ainda que a construção do PDI deve ser realizada com a ampla participação da comunidade acadêmica, dentro de um processo estruturado de discussão.

Sendo assim, e aproveitando-se das práticas da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo II, que inclui a aplicação de técnicas de planejamento participativo, foi realizada pelos alunos da disciplina, sob a supervisão da professora, Maria Cristiane Lunas, uma oficina de planejamento participativo para todos os alunos do curso, com vistas à construção de uma árvore de problemas e árvore de objetivos.

No primeiro momento os alunos foram recebidos no auditório para a apresentação da proposta de trabalho e em seguida distribuídos em quatro grupos de trabalho para discutirem os eixos temáticos: Práticas de Ensino; Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inserção na Comunidade; Infraestrutura da UEMS, e; Atendimento aos Discentes. Ao final, todos retornaram para o auditório, onde os resultados dos trabalhos em grupos foram apresentados e validados por todos os participantes, numa plenária geral.

A professora Maria Cristiane ressalta que esse processo de aprovação dos resultados na plenária geral é importante para que os resultados obtidos nos grupos passem a ser de propriedade e responsabilidade de todos os participantes.

Segundo a docente, os resultados finais serão organizados por um grupo de alunos representantes, para ser transformado num relatório que conterá a árvore de problemas e árvore de objetivos levantadas pelos alunos. Paralelamente a isso, e também aproveitando-se dos conhecimentos gerados pelas disciplinas do curso que trabalham técnicas de planejamento participativo, está sendo realizada uma consulta aos professores do curso, via técnica Delfos, no sentido de levantar as contribuições dos docentes para a construção do PDI.

“Além de servirem como aprendizado prático para os alunos do curso, os resultados finais serão entregues via coordenação, como forma de contribuição efetiva do curso de Turismo para esse importante processo pelo qual passa a Universidade, que é a construção do seu Plano de Desenvolvimento Institucional”, destacou a professora, Maria Cristiane.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS