"/>
Turismo | Da redação/com Midiamax | 12/10/2014 08h29

Corumbá sediará "Encontro de Turismo de Fronteira - Brasil/Bolívia"

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Com o apoio da Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), o turismo de fronteira será mais uma vez temática de evento realizado no município de Corumbá. Entre os dias 21 e 23 de outubro, com realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, acontece o “II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia”.

O evento tem o propósito de dar continuidade às tratativas sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento do turismo de fronteira, que incluem o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento de negócios integrados.

Dentro da programação, que será desenvolvida na sede do Sesc/Corumbá, estão previstas as realizações de palestras específicas sobre o tema do encontro, Rodada de Negócios, Famtour e Press Trips, com a participação de autoridades e operadores turísticos brasileiros (Campo Grande, região do Pantanal e Bonito), bolivianos e paraguaios.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, salientou que o Turismo de Fronteira é uma realidade local. "Somos um portão internacional de turistas reconhecido pelo Ministério do Turismo do Brasil. O setor de compras de produtos andinos e importados nessa fronteira vem se consolidando como grande atrativo turístico para a região do Pantanal de Corumbá e para as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, gerando oportunidades econômicas, com papel relevante na geração de empregos e divisas para os países, proporcionando a inclusão social”.

Em 2013, esta fronteira recebeu um fluxo turístico de 210 mil pessoas que movimentaram, em média, R$ 36 milhões no comércio fronteiriço da Bolívia (15 minutos do Centro de Corumbá). Esta situação vem fortalecendo o desenvolvimento territorial nesta faixa de fronteira.

São parceiros na realização do II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia: Ministério da Integração Nacional, Sebrae/MS, Seprotur (Secretaria de Estado de Produção e Turismo), Fundtur/MS (Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Fecomércio/MS (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), CET/MS (Câmara Empresarial de Turismo de Mato Grosso do Sul), Unidade Sesc/Corumbá, Alcadia de Puerto Quijarro, FTE (Fundacion Trabajo y Empresa) e OGD (Organización de Gestión de Destino Santa Cruz - Bolívia).


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS