Turismo | Da redação | 31/03/2016 14h49

Corumbá busca transformar o Banho de São João em Produto Turístico

Compartilhe:

A Prefeitura de Corumbá está trabalhando para transformar o Arraial do Banho de São João em Produto Turístico, com apoio do Ministério do Turismo e da Embratur. O assunto foi tratado pela Fundação de Turismo do Pantanal na quarta-feira, 30, durante a Feira Internacional de Turismo WTM, em São Paulo.

Na feira, a Fundação de Turismo participou da oficina “Festejos Juninos Brasileiros como Produtos Turísticos”, realizada pelo Ministério do Turismo e EMBRATUR, com o intuito de reunir ideias, propostas e sugestões que ajudem na construção do conceito de produtos turísticos relacionados aos festejos juninos e para a definição de critérios para a promoção desses atrativos.

O encontro contou com cerca de 30 participantes entre representantes de associações ligadas ao setor, governos estaduais e municipais, além de demais interessados.

“Tivemos a oportunidade de apresentar e discutir sobre o Banho de São João de Corumbá para este grupo que efetivamente passa a conhecer o nosso festejo. Com acões previstas de divulgação e promoção no Brasil e no mundo, a intenção dos realizadores é transformar os festejos juninos significativos e singulares do Brasil em produtos turísticos da cultura popular de inverno do país, a exemplo do carnaval, o que certamente contribuirá para o aumento do fluxo de visitantes durante o nosso festejo", contou a diretora-presidente da FUDNTUR/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

Durante o encontro, a EMBRATUR apresentou seis propostas de ações que foram debatidas pelos participantes: a elaboração de uma pesquisa sobre o perfil do turista que frequenta essas festas; o lançamento de uma campanha nacional de incentivo as viagens no São João; a divulgação desses destinos em feiras e eventos; a realização de press trips para jornalistas e blogueiros; a destinação de recursos de emendas parlamentares para obras de infraestrutura turística nos destinos onde há São João e a inclusão das festas juninas no calendário de eventos do Ministério do Turismo.

Ao fim da oficina, foi sugerido o seguinte conceito deste tipo de produto turístico: “conjunto de atrativos, equipamentos e serviços oferecidos em torno de uma celebração ou evento popular de origem religiosa, motivadora do deslocamento de turistas de julho a agosto, caracterizada por gastronomia, danças, músicas, trajes e ornamentações que remetem às tradições e identidades locais”.

Esta definição ainda será validada no âmbito do Ministério do Turismo, podendo ser levada em consideração pela pasta na elaboração de eventuais políticas relacionadas ao tema.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS