Turismo | Da redação/com Notícias MS | 01/04/2014 10h50

Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 será lançada nesta terça-feira

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Será lançada nesta terça-feira (1º) a Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 – Ecotourism and Sustainable Turism Conferece), que será realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito-MS. O evento de lançamento acontece às 9 horas, no auditório da Governadoria, e contará com a presença de autoridades e dois membros da Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties – International Ecotourism Society), Glenn Jampol e Ariane Janer.


Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, a realização da conferência em Bonito vai contribuir para uma análise crítica acerca das relações complexas entre sociedade e a natureza, focando particularmente o turismo para a formatação das políticas ecológicas e de sustentabilidade. “É uma excelente oportunidade para a troca de experiências com líderes e formadores de opinião internacionais do segmento de ecoturismo e sustentabilidade, fortalecendo a cooperação entre entidades, comunidade, poderes públicos e privados, na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou.

Conforme a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, a escolha do município como sede da conferência representa um marco do turismo de Bonito. "Além disso, é um evento que vai trazer oportunidades para a cidade e debates importantes sobre ecoturismo. Acredito que a escolha por Bonito demonstra que estamos no caminho certo de modelo de gestão sustentável", declara.

Ela ainda ressalta que a prefeitura vem investindo cada vez mais na capacitação de profissionais para atender melhor os turistas. "Bonito é o polo do ecoturismo no Brasil. No ano passado recebemos nosso primeiro prêmio internacional e agora vamos receber uma conferência internacional que acontece pela primeira vez na América Latina. Isso é ótimo para a divulgação da cidade como destino turístico sustentável e, por isso, precisamos nos preparar cada vez melhor para atender toda a demanda. Já reformamos a rodoviária e pintamos o Centro de Atendimento ao Turista", pontua.

De acordo com o presidente do Bonito Convention Bureau - um dos patrocinadores da conferência -, Rodrigo Coinete, a realização da ESTC14 em Bonito é a consolidação do município como destino internacional de ecoturismo. "Isso é fruto de todo um modelo de gestão e marketing. Estamos trazendo o maior evento de turismo sustentável do mundo e, com isso, trazendo mais responsabilidade, pois estamos sendo vistos com outros olhos pelo mundo e atraindo turistas de mercados mais exigentes", reforça.

A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 também conta com o apoio do Sebrae e da Fecomércio-MS.

Para o Sebrae, a realização do evento é o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido pelo empresariado local e pelas instituições de apoio em Bonito criou um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas empreendedoras sustentáveis.

Já a Fecomércio-MS acredita que a ESTC14 pode inspirar e motivar outros empreendedores a investir de forma consciente no turismo sustentável e no ecoturismo também em outras cidades do Estado.

Confira o currículo dos representantes da Ties presentes no lançamento:

Glenn Jampol

Glenn Jampol é membro do conselho da Ties desde 2004 e nos últimos seis anos preside a Associação Nacional de Ecoturismo (Canaeco) em Costa Rica. Ele também é o presidente de dois hotéis vencedores do prêmio Certificados Sustentáveis na Costa Rica, o “Finca Rosa Blanca Coffee Plantation Inn” e o “Arenas Del Mar Beachfront e Nature Resort”.

Jampol também realiza plantio de sombra de qualidade com especialidade em café orgânico e em 2010 foi o vencedor global do Rainforest Alliance Sustainable Standard Setter Award.

Glenn é um pioneiro na Costa Rica e foi um dos autores da Certificação para o Turismo Sustentável, e é o criador da famosa conferência internacional na Costa Rica, “Planeta, Pessoas, Paz”, que reúne alguns dos defensores mais experientes do mundo para soluções em sustentabilidade.  

Ariane Janer

Ariane Janer é uma zoologista holandesa com MBA que tem trabalhado com turismo sustentável no Brasil desde 1991. Ela é membro do Conselho Consultivo da Ties. Com outros pioneiros no Ecoturismo, ela foi cofundadora do Instituto EcoBrasil em 1993. Por meio de sua empresa de consultoria, Bromelia Consult, ela tem se envolvido com projetos que envolvem desde turismo comunitário a empreendimentos privados.

Ariane é também diretora técnica do Instituto Homo Caballus (iHOCA). A ONG promove cavalgadas e cultura equestre para o bem estar e como um modo de conectar o homem à natureza.

A zoologista adquiriu sua bagagem em marketing e finanças durante carreira na Royal Dutch Shell. Ela é palestrante frequente em eventos no Brasil e exterior.

Sobre a conferência

A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 - Ecotourism and Sustainable Turism Conferece) será realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito-MS. Considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável.

A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties - International Ecotourism Society), em parceria com o governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito e do Conventions Bureau de Bonito.

O evento internacional é realizado pela primeira vez no Brasil e é uma chance única para intercâmbio de informações e troca de experiências entre o turismo nacional e o mundo.

As inscrições para a conferência já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento pelo site www.ecotourismconference.org .

Serviço

O lançamento da ESTC14 será realizado nesta terça-feira (1º), às 9 horas, no auditório da Governadoria.

Fonte: Fundtur

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS