Turismo | Portal da Educativa | 20/06/2017 11h21

Comunidade Quilombola é referência em gestão de turismo sustentável e agricultura ecológica em Piraputanga

Compartilhe:

No distrito de Piraputanga, em Aquidauana – cidade localizada a 140 km de Campo Grande -, está situada a Comunidade Quilombola Furna dos Baianos, onde residem 28 famílias. A região, hoje valorizada pelo mercado turístico, também possui potencial para atividades agrícolas e de pecuária leiteira. Com a criação da Associação de Desenvolvimento do Turismo Estrada Parque de Piraputanga (ATUPARK) , da indústria de farinha de mandioca e do auxílio pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), os agricultores familiares são motivados a continuar exercendo as atividades na região. Esta comunidade está inserida no ecótono Cerrado-Pantanal, ou seja, no encontro da savana mais biodiversa do mundo com a maior planície alagável do planeta.

Os agricultores familiares Jamil Albuquerque de Moraes e Maria Lucia Dias de Moraes proprietários da chácara dos mirantes foram entrevistados informalmente, fornecendo várias informações, indicando o potencial das atividades na região e os entraves para as mesmas práticas em propriedades vizinhas.

Este relato mostra a experiência de uma família rural dependente do turismo, produção de leite e de farinha de mandioca, e a tendência das práticas na região, visando agregar conhecimento nas práticas agroecológicas da região de Aquidauana e contribuir no desenvolvimento da comunidade, aprofundando o debate sobre o histórico das atividades na região.

Os agricultores realizam desde 2004 atividades de turismo, produzem mandioca e produtos lácticos para atender a demanda da região. Diante disso, os agricultores adotam práticas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, visto que, a variedade de produtos oferecidos garante renda aos produtores rurais nas diversas épocas do ano e dá visibilidade à gestão sustentável da propriedade rural.

O desenvolvimento das atividades de turismo na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos iniciou-se com os produtores entrevistados (Jamil e Maria Lúcia) que após realizarem cursos de técnicas de descida vertical (rapel) e trekking (trilhas), se tornaram aptos à exercerem a atividade na propriedade, e esta representa parcela significativa na renda destes produtores. O cultivo de mandioca sempre foi exercido na comunidade, porém, a produção da farinha foi intensificada após incentivo por parte do poder público com a construção da indústria farinheira, inaugurada em maio de 2012, e desde então, há um aumento crescente na produção. A pecuária leiteira é uma atividade econômica que exige certos cuidados como o manejo de pastagens e manutenção de cercas, mas com o auxílio técnico da AGRAER, alguns produtores se mostraram incentivados à produzirem de forma sustentável na Comunidade Quilombola. Além disso, a aquisição de animais de elevada qualidade genética garantem a produtividade e fornecimento da matéria-prima para a fabricação de doces, manteiga, queijo caipira, pão de queijo e outros produtos.

As atividades de turismo, produção de mandioca e de leite permitem a oferta de serviços de café com trilha, como são chamados os deliciosos café-da-manhã depois das atividades físicas de trekking e/ou rapel. No café-da-manhã são servidos sucos naturais, leite in natura, café, chá, bolo de mandioca, biscoitos, beijú (tapioca) recheado com geleias ou queijo, pão de queijo, queijo caipira, bolo de legumes, manteiga caseira e o saboroso pãozinho da Lucia.

As atividades de turismo já vêm sendo realizadas desde 2004, já a pecuária leiteira começou em 2011 e a produção de farinha de mandioca iniciou-se em 2013. Além do apoio oferecido pela prefeitura municipal de Aquidauana, os produtores contam com o apoio das agências de turismo, a AGRAER e o grupo de extensão Anarco Pedagógico Atemporais, que contribuem de forma significativa com a experiência.

PERSPECTIVAS

O uso da terra para o desenvolvimento sustentável de atividades turísticas, de produção de farinha de mandioca e de produtos lácticos se mostra promissora na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos. O turismo é incentivado pela Associação De Turismo Da Estrada Parque Piraputanga. De um tempo para cá, nota-se que houve uma valorização das propriedades, principalmente por conta do potencial turístico da região.

Segundo Jamil, a implantação da indústria farinheira, aliada a rica tradição agrícola dos povos quilombolas, foi importante para consolidar a agricultura ecológica da mandioca na comunidade, e atualmente, têm-se evidenciado o aumento nas extensões do cultivo. A pecuária leiteira na comunidade, anteriormente pouco produtiva devido à falta de conhecimento, atualmente é incentivada principalmente pela demanda por produtos lácticos processados e apresenta-se como uma atividade econômica promissora.

Para o turismo, as principais dificuldades encontradas são a dificuldade ao acesso e comunicação, bem como a falta de cursos de qualificação profissional na comunidade para incentivar a atividade. O apoio de grupos de extensão, como o Anarco, contribui com o sucesso do turismo na comunidade. Já o cultivo de mandioca é dificultado por problemas de logística pela precariedade das estradas para o escoamento da produção e a demora na implantação do saneamento básico, além dos problemas burocráticos responsáveis por frear o comércio da Farinha de Mandioca Furna dos Baianos. Para a pecuária leiteira, as dificuldades são o manejo das pastagens e a aquisição de animais de qualidade genética.

Segundo os entrevistados a tendência para as três atividades são positivas, principalmente na produção de farinha, pois os resultados obtidos nos primeiros anos estimulam a ampliação das áreas de cultivo e também da indústria. A procura por imóveis aumentou no distrito de Piraputanga, acredita-se que parte por conta do potencial turístico da região, portanto, alguns proprietários rurais criaram a Associação de Turismo da Estrada Parque de Piraputanga, e isso tem alavancado a atividade na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS