Televisão | Da Redação/Com Assessoria | 15/10/2013 10h44

TV Brasil Pantanal mostra pioneirismo sertanejo de Amambai e Amambaí

Compartilhe:

A TV Brasil Pantanal, canal 04, exibe nesta quarta-feira, 16 de outubro, às 21h, a força e o pioneirismo da música sertaneja sul-mato-grossense, na voz de Amambai e Amambaí. A dupla é o destaque da terceira edição do Arquivo Musical, nova produção da emissora. 

Nesta temporada inicial serão 12 programas, que abordarão os primeiros artistas da música sertaneja do Mato Grosso do Sul da década de 60 a 80. ”Neste terceiro programa vamos mostrar o trabalho de uma dupla que fez história na musica sertaneja regional”, comenta Claudinei Pecois, diretor do programa.

A dupla Amambai & Amambaí foi formada em 1956 e o diferencial era tocar os ritmos de fronteira como polca,  guarânia e principalmente o chamamé. Seu primeiro sucesso foi “A Matogrossense”, gravado no 2º disco solo de Zé Corrêa, em 1969.

Emídio Umar, o Amambai, é natural de Bela Vista e formou sua primeira dupla, Alvarenga e Umar, em 1955 aos 15 anos. Cecílio da Silva, o Amambaí, também é bela-vistense e formou sua primeira dupla, Campanha e Corumbá, em 1947 aos 10 anos de idade.

Em 1977, Amambai e Amambaí entram definitivamente  para a história da música sertaneja com a gravação de “Vila Guilhermina”. “A música torna-se o primeiro chamamé em castelhano, gravado no Brasil, pela Continental”, conta o jornalista e músico Rodrigo Teixeira. No início da carreira a dupla foi acompanhada por Elinho, no acordeon e depois por Valfridez, que  ficou conhecido como Zé Correa.

Serviço - O especial sobre Amambai e Amambaí pode ser conferido no programa  “Arquivo Musical”, da TV Brasil Pantanal, canal 04 na TV aberta e 15 na Net. O programa é exibido toda quarta-feira às 21h.  A reapresentação acontece aos domingos, às 13 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS