Televisão | Da Redação/Com Assessoria | 04/06/2013 20h30

TV Brasil Pantanal exibe especiais sobre lixo e mobilidade urbana

Compartilhe:

A TV Brasil Pantanal convida os telespectadores para refletir sobre dois temas de fundamental importância na sociedade e que necessitam de ações urgentes voltadas à sustentabilidade da cidade de Campo Grande. Com um olhar jornalístico e ao mesmo tempo documental, a emissora exibe nos dias 5 e 6 de junho programas especiais sobre o lixo e a mobilidade urbana.

O especial que aborda a questão dos resíduos sólidos na Capital será veiculado no dia 5 de junho, às 18h30, após o Repórter MS. O tema a respeito da mobilidade urbana será exibido no dia 6 de junho, às 18h30. A reapresentação dos dois programas será no próximo domingo, dia 9 de junho, às 14 horas.

O programa da TV Brasil Pantanal mostra a realidade do lixão de Campo Grande,  que ainda é a céu aberto. A quantidade de resíduos produzidos pelos moradores é tão grande, a ponto de transformar a questão em um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Esse quadro, na realidade, já está incorporado ao cenário nacional. No Brasil, são produzidas diariamente 250 mil toneladas de lixo e mais da metade tem destinação inadequada.

Ambientalistas, técnicos, autoridades e educadores ambientais fazem uma análise a respeito do problema do lixo, apontando as consequências negativas e também as alternativas que podem ser implementadas. Entre elas, a coleta seletiva e a formação de cooperativas - ainda em fase de organização. No dia 6 de junho, também às 18h30, a emissora exibe a segunda parte do especial sobre meio ambiente, que trata da mobilidade urbana. O programa direciona o olhar para as ruas, calçadas e ciclovias da capital sul-mato-grossense, que cresceu e deixou de ser uma cidade com características interioranas, que apresenta alguns problemas relacionados à mobilidade, afetando o dia-a-dia da população.

O número excessivo de veículos e motos é abordado pelo especial, que trata, ainda, do transporte coletivo, que possui uma frota de 500 veículos, distribuídos em 150 linhas e dez terminais. Atualmente cerca de 30% da população utilizam ônibus. Dados da Agetran indicam que esse número reduziu 20% em dez anos, em virtude da facilidade de linhas de créditos para aquisição carros e motos.

Os especiais sobre Meio Ambiente serão exibidos em dois dias. O programa que aborda a questão do lixo na Capital será veiculado no dia 5 de junho, às 18h30, após o Repórter MS. O tema a respeito da mobilidade urbana será exibido no dia 6 de junho, às 18h30. A reapresentação dos dois programas será no próximo domingo, dia 9 de junho, às 14 horas. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS