Televisão | Da Redação/Com TV Brasil Pantanal | 04/10/2012 11h46

Especial da TV Brasil Pantanal sobre Forte Coimbra é exibido em rede nacional

Compartilhe:

No próximo domingo (7) a Rede Brasil de Televisão irá exibir a segunda parte do especial sobre o Forte Coimbra. O documentário sobre a fortificação localizada na tríplice fronteira - Brasil, Paraguai e Bolívia - em lado brasileiro é tema de um dos episódios da série O Pantanal é Aqui, produzida pela TV Brasil Pantanal de Mato Grosso do Sul e está fazendo parte do programa  “O Brasil tem Disso”, que é veiculado aos domingos da 10 às 11h.

Fundado quando o Brasil ainda era colônia, em 1775, Forte Coimbra é um marco dos tempos em que Portugal e Espanha lutavam pela posse das terras deste lado do continente, demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas. A fortificação localizada na tríplice fronteira - Brasil, Paraguai e Bolívia - em lado brasileiro é tema de um dos episódios da série O Pantanal é Aqui, produzida pela TV Brasil Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Transformado em uma fortaleza de pedra por Ricardo Franco, em 1797, a construção imponente, localizada à beira do Rio Paraguai, se destaca no cenário exuberante de matas e águas pantaneiras. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional há 30 anos, Coimbra foi o último forte brasileiro a ser desativado, o que só ocorreu em 1998.

Em sua história soma dois grandes ataques: o primeiro por uma esquadra espanhola em 1801 e o segundo durante a Guerra do Paraguai, em 1864. Daquele tempo, restam a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que não permitiu que a tropa brasileira sucumbisse em uma das batalhas, e a guarda histórica, formada por soldados vestidos em trajes da época.

Nos arredores do forte, ainda guardado pelo Exército Brasileiro, fica a vila onde vivem as famílias dos militares, que dividem com outros moradores a pacata vida de isolamento em função do difícil acesso ao local. Em Coimbra só se chega de duas maneiras: de barco ou de avião.

A série documental, com 19 episódios, percorre parte dos 97.500 quilômetros quadrados do Pantanal em território sul-mato-grossense para mostrar a vida do homem pantaneiro, a história dos povos que habitaram a região e alguns locais ainda pouco explorados. A narrativa tem como cenário natural as belas paisagens de um dos biomas mais ricos do planeta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS