Teatro | Da redação | 05/04/2018 09h36

​YVY ÑE´E - A fala da terra será apresentada no Teatro Municipal

Compartilhe:

Desde março, a companhia teatral hispano-brasiliense La Casa Incierta está na cidade de Amambai, Mato Grosso do Sul, para produzir uma montagem na qual, em cena, 16 jovens guaranis kaiowás participam numa criação cênica batizada de Yvy Ñe´E - A fala da Terra. Estes jovens dançam, cantam e expressam teatralmente o palpitar de uma cultura milenar que se expressa no quotidiano do dia a dia, no aqui e agora da aldeia, num profundo sentido coletivo do ritual. Os mitos antigos correm pelas veias dos jovens indígenas desde que mamam os cantos, os contos e os movimentos revelados por aqueles que cuidaram deles. A expressão poética da língua guaraní coloca a palavra que diz bem, no centro estético da vida contemporânea. Afrontando com a alegria, os jovens tocam com leveza as contradições, as tragédias, os preconceitos, e situações como a destruição das terras nativas e das florestas com avanço do agronegócio. A obra e um canto a resistência pacifica da cultura guaraní em um mundo tomado pelo negócio da depredação.

Yvy Ñe´E - A fala da Terra será apresentado no Teatro Municipal de Dourados (Parque dos Ipês - Av. Pres. Vargas, s/n - Vila Tonani) em 6 e 7 de abril, sexta-feira e sábado, às 20h. A entrada é franca, sujeita à lotação do teatro (420 lugares). A montagem conta com direção de Carlos Laredo, preparação de atores e coreográfica de Fernanda Cabral e assistência de direção de Clarice Cardell. Todo o processo de realização do espetáculo, da seleção de elenco, passando pelos ensaios e chegando às apresentações, será registrado – numa colaboração com a Universidade Federal da Grande Dourados – em fotografias e filmagens.

O espetáculo faz parte do projeto Guarani Periférico, cuja continuação acontece no Distrito Federal, em escolas de ensino médio de Taguatinga, Planaltina e Ceilândia, entre 17 e 25 de abril. Nesses locais serão expostos, durante oficinas teatrais e debates com estudantes, os materiais registrados em Amambai e Dourados. O intuito é aproximar jovens que, mesmo distantes geográfica e culturalmente, podem encontrar em suas experiências e visões de mundo muita coisa em comum.

O projeto Guarani Periférico surgiu a partir da experiência da companhia La Casa Incierta (grupo de teatro premiado internacionalmente criado em Brasília em 2000) em duas apresentações do espetáculo A geometria dos sonhos, feitas em abril de 2015, para a comunidade da aldeia guarani kaiowá de Amambai.

Desse convívio e com a colaboração e intermédio do professor de educação física e danças tradicionais Ismael Morel, da Escola Municipal da Aldeia Guarani Kaiowá de Amambai, a companhia recebeu o convite para a realização de oficinas de teatro com jovens guaranis – que, nas oficinas, foram estimulados a externarem suas emoções. A atividade revelou a grande necessidade de expressão da juventude guarani kaiowá em seus anseios por, entre outros sentimentos, autonomia e liberdade. Um dos desdobramentos desses contatos em 2015 foi a volta da companhia para a cidade sul-mato-grossense em 2018.

Guarani Periférico é um projeto do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF e conta com o apoio da SEDESC – Secretaria Municipal do Desporto e Cultura da Prefeitura de Amambai e da da COC – Coordenadoria de Cultura da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados.

SERVIÇO:
Yvy Ñe´E – A fala da Terra
6 e 7 de abril, sexta-feira e sábado, às 20h, no Teatro Municipal de Dourados (Parque dos Ipês - Av. Presidente Vargas, s/n - Vila Tonani). Entrada franca, sujeita a lotação do teatro (420 lugares). Telefone: (67) 3411-7709. Classificação indicativa: XX anos.

ELENCO:
Amanda Martins, Alison Aquivel, Alex Lopes, Cristiane Lossate, Erigekeson Martins, Heber Cáceres Sanches, João Gomes, Josiane Ledesma, Larina Lopes, Maikchllen Ribeiro, Misael Valiente, Rikitieison Gonçalves, Rivaldo Lopes, Searlen Gonçalves, Vanuza Vilhalva e Willian Lopes

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:
Uma criação da companhia teatral La Casa Incierta
Direção, dramaturgia e iluminação: Carlos Laredo
Preparação de atores, pesquisa musical e coreográfica: Fernanda Cabral
Direção de produção e assistência de direção: Clarice Cardell
Coordenação de produção: Claudia Leal
Desenho gráfico: Moacir Macedo
Produção audiovisual: Comova (Débora Herszenhut e Eduardo Garces)
Assessoria de imprensa: Pedro Brandt
Fotografias: André Amaro e Débora Herszenhut.
Arte educadores: Clarice Cardell e Fernanda Cabral

ASSESSORIA DE IMPRENSA Projeto Guarani Periférico
Clarice Cardell : (61) 98622-6659 / clarice@lacasaincierta.com
Pedro Brandt: (61) 9 9906-3317 / pedrobrandt81@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS