Teatro | Lucas Arruda | 17/02/2021 09h45

Teatro Brasileiro Fora do Eixo segue com bate-papos para falar dos artistas campo-grandenses

Compartilhe:

Para dar visibilidade aos artistas locais e evidenciar seus trabalhos, principalmente para aqueles que não conhecem muito sobre o teatro de Campo Grande, surgiu o projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo. Essa semana, na terça (16) e quinta-feira (18) terão mais dois encontros: Isac Zampieri e Ramona Rodrigues, respectivamente. Os bate-papos acontecem sempre às 19 horas no Instagram da Cia Teatro do Mundo (@ciateatrodomundo) e continuam durante a próxima semana.

A história de ambos artistas com o teatro se inicia na escola. Isac estudava no colégio Dom Bosco, durante seu ensino médio na segunda metade da década de 1970, quando teve um professor que fazia parte do Gutac (Grupo Teatral Amador Campo-grandense) e se interessou pela arte.

“Considero este meu início amador no teatro, era algo que fazíamos somente no final de semana, os padres só aceitavam que fizéssemos peças religiosas, foi minha primeira experiência atuando”, afirma.

Ramona também começou na adolescência e, ainda na escola, com alguns outros amigos, criou o grupo de teatro Gente Nova. “Criamos o grupo para montar o espetáculo Saltimbanco, em 1986. Circulamos pelas escolas de Campo Grande com essa peça, mas o grupo durou pouco mais de um ano”, recorda.

O caminho dos dois se cruza no teatro universitário, no fim da década de 1980. Tanto Isac quanto Ramona fizeram parte do grupo Alma de Circo, fundado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O grupo participou de festivais pelo Brasil, mas teve uma vida curta. Depois de seu fim, a maior parte dos artistas que fizeram parte deste grupo, fundaram o Teatral Grupo de Risco, que existe até os dias atuais.

Eles contarão essas e outras histórias durante as conversas no Instagram. “É muito importante para as pessoas da cidade conhecerem o trabalho de quem faz a cultura acontecer no estado, temos profissionais maravilhosos, não só no teatro. Esse projeto dá uma certa visibilidade para esses profissionais, é uma excelente iniciativa”, acredita Ramona.

Cia Teatro do Mundo

A Cia Teatro do Mundo é um coletivo de artistas, que surge em meio ao caótico ano de 2020 e tem como principal objetivo usar o teatro como ferramenta de pesquisa e trabalho, com o intuito de colaborar por um mundo melhor. 

O grupo é formado por Fernando Lopes, Begét de Lucena, Helena Soares e Douglas Moreira e já fez várias apresentações de espetáculos infantis em formato drive in, no estacionamento de um shopping da Capital. Também circulou pelo interior do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS