Teatro | Da redação | 28/02/2018 09h42

Sexta-feira tem espetáculo 'Mborahéi Rapére – Pelas trilhas do canto' no Teatro Municipal de Dourados

Compartilhe:

'Mborahéi Rapére – Pelas trilhas do Canto' é o nome do espetáculo que o coletivo Veraju está levando às comunidades indígenas de Amambai, Caarapó, Dourados, Douradina e Campo Grande, assim como aos palcos das cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Asunción. Nestas cidades serão oferecidas também oficinas sobre o processo criativo de produção e montagem do espetáculo, assim como sobre a concepção kaiowá e guarani de corpo, alma e palavra cantada.

O projeto surgiu dos projetos “Cantos e Danças Indígenas” e “Música Indígena no Palco”, que reuniu artistas, docentes e estudantes das artes e da história indígena, com interesse na música indígena local. O encontro e a partilha entre estas pessoas e as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá de Dourados e Douradina resultou em uma criação colaborativa que proporcionou um diálogo entre a matriz cultural indígena e as linguagens do circo, do teatro e da performance.

O grupo contou com a orientação das mestras tradicionais das comunidades indígenas: Floriza Sousa da Silva, da aldeia Jaguapiru; Tereza Martins, da aldeia Bororó; Nona Merenciana, do Itay; Adelina (Merina) Ramona e Neusa Concianza, do Guyra Kambiy; além da orientação da professora Graciela Chamorro, da etnomusicóloga Magda Pucci (Grupo Mawaca/SP) e da artista Arami Marschner. O espetáculo conta com a participação especial do grupo de canto Okaraguyje Taperendy, da comunidade Kaiowa de Itay (Douradina/MS), coordenado por Joel Hilton.

O grupo ministrará também oficinas em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Assunção, sobre as práticas corporais e vocais que deram corpo ao trabalho cênico, frutos das danças e dos cantos indígenas em composição com os conhecimentos e técnicas corporais do grupo. Tais ações fazem parte, junto com o espetáculo, do projeto de circulação aprovado no Edital do FIC 01/2015, com investimento do Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS, Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania - SECC/MS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A realização é do coletivo Veraju e da Associação Casulo – Espaço de Cultura e Arte. Entre os apoiadores, estão a UFGD (PROEX, FCH, FACALE), a Secretaria Municipal de Cultura, a Casa dos Ventos, a UEMS, a UCDB, a Prefeitura de Ponta Porã, a JIGA – Jovens Indígenas Guarani Kaiowa em Ação, a Escola SESI de Dourados e as Escolas Indígenas mencionadas abaixo.

O espetáculo “Mborahéi Rapére – Pelas trilhas do canto” é uma releitura de cantos indígenas, em especial os dos Kaiowá. Exploramos as diversas possibilidades harmônicas, rítmicas, melódicas e cosmológicas dessas canções, razão pela qual o trabalho cênico-musical se desenvolve também com base em mitos e danças indígenas, considerados tradicionais pelas comunidades. A percepção Guarani e Kaiowá da realidade está presente do começo ao fim do espetáculo e introduz o público nos caminhos da palavra-cantada, nos seus símbolos e significados, nas reinvindicações que elas exprimem, na beleza. Além de cantos, o repertório inclui cantos dos grupos étnicos Mbyá, Huni Kuin, Shipibo e Krahô.

O espetáculo já passou pelas escolas municipais indígenas Joãzinho Karapé, da Aldeia Panambi Douradina; Pa’i Chiquito, de Panambi/Dourados; Laku’i, de Dourados; Ñandejára, de Caarapó e pela Escola Estadual da Reserva Indígena de Amambai.

A entrada é gratuita, sendo que nas apresentações nos teatros solicitamos uma contribuição espontânea de alimentos não perecíveis, brinquedos e livros infantis.
Mais informações: https://pt-br.facebook.com/casuloarte/

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Dia 02/03 - 20h - Apresentação espetáculo Mborahéi Rapére – Teatro Municipal de Dourados, participação especial do grupo Okáraguyje Taperendy

Dia 04/03 - 15h – Apresentação espetáculo Mborahéi Rapére – OKA Aldeia Urbana Água Bonita de Campo Grande

Dia 05/03 - 20h – Apresentação espetáculo Mborahéi Rapére – Teatro do Bloco A Campus da UCDB, em Campo Grande

Dia 07/03 - 14h - Apresentação espetáculo Mborahéi Rapére – Teatro do Centro de Convenções, de Ponta Porã

Dia 09/03 - 16h - Apresentação espetáculo Mborahéi Rapére – Teatro Tom Jobim do Centro Cultural da Embaixada do Brasil, em Assunção Paraguai

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS