Teatro | Da redação | 03/05/2016 14h30

Palco do Sesc apresenta “A Carroça é Nossa”

Compartilhe:

Nesta semana será apresentado o primeiro espetáculo do circuito 2016 do Palco Giratório do Sesc, em Campo Grande. A programação também inclui oficina com o Grupo Xamã Teatro, do Maranhão, sobre o processo de criação da peça.

O teatro de rua “A Carroça é Nossa” será encenado às 19 horas deste sábado, 7 de maio, no Sesc Morada dos Baís e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível que será revertido ao programa Mesa Brasil.

Tudo começa com um sonho de Pedoca, personagem encenado por Lauande Aires, em que ele se vê em uma carroça puxada por um burro. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma que envolve não só a carroça como os seus destinos.
Durante a jornada, os quatro companheiros relembram seus versos, histórias e canções e percebem que seus destinos não se cruzaram à toa!

Oficina
Na sexta-feira, dia 06 de maio, haverá a oficina “Contar Histórias. A Arte da Memória”, ministrada por todos os integrantes do Grupo Xamã. A programação será das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas no Teatro de Bolso do Sesc Horto, com classificação indicativa de 14 anos e investimento de R$ 15,00.
A oficina busca a troca de experiências sobre o processo de criação do espetáculo A Carroça é Nossa, que desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, da musicalidade e do imaginário popular, foi construído poeticamente nas formas de verso e de prosa, mesclando sempre a conversação com a plateia e revezando o diálogo entre personagens e audiência.

Serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.

Sobre o Palco Giratório – Já consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório apresenta espetáculos simultâneos, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

Serviço – O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. O teatro de bolso do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. Informações no 3311-4300.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS