Teatro | O Estdo MS | 23/02/2018 08h38

Núcleo Artístico reestreia peça que promete encantar a platéia

Compartilhe:

A iluminação diferenciada e inovadora, feita com lanternas e artefatos de led, e a interpretação prometem fazer a diferença na reestreia da peça Salomé F.P. que será apresentada ao público amanhã (23), sábado (24) e no domingo (25), a partir das 20h, com entrada livre no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande. Ao todo serão 10 apresentações até o final de março.

A criação e direção são de Jair Damasceno, tendo como texto a obra homônima do poeta, escritor e filósofo Fernando Pessoa e tem o patrocínio do edital Fomteatro/2017, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande). A montagem original foi realizada em 2016, em comemoração aos 10 anos do núcleo artístico que leva o nome do diretor. O elenco é formado pelos atores Guilherme Moraes, João Pedro Xavier, Leonardo Reinaltt e Yan Gabriel e complementado pelo próprio diretor, no papel de Herodes. A sonoplastia é executada ao vivo por Felipe Guedes e a operação da luz e cenário estão a cargo de Yuri Guedes e Matheus Lomando.

Segundo o ator, diretor e coreógrafo Jair Damasceno, Salomé F.P. é um texto teatral de Fernando Pessoa, chamado de poeta dos sonhos, sobre a história da princesa que segundo o cristianismo pediu a Herodes a cabeça de São João Batista. Livre dos preceitos religiosos, o autor atribui à Salomé, a tarefa de criar, através dos sonhos, os enredos da sua própria vida e, entre eles, a história de João Batista, colocando em dúvida se era de fato um santo ou um bandido que vivia nas aldeias, conta Jair.

Para criar toda atmosfera acerca do que é real ou sonho sobre o mito feminino tão explorado por criações artísticas, Jair Damasceno se aprofundou na pesquisa sobre iluminação e interpretação, incluindo a vocal. “Queremos que o público sinta esse ar fluído por onde vive o imaginário de Salomé, mulher forte e extremamente sonhadora”.

Para João Pedro Xavier, que interpreta uma das Salomés, o grande desafio é permear a linguagem corporal nessa mistura de mulher guerreira e cheia de caprichos, já que todo elenco é formado por homens interpretando a figura feminina. “Ela é forte, doce, sonhadora. Sincronizar essa figura com a iluminação proposta na peça vai representar todo o diferencial dessa obra”.

Guilherme Silva de Moraes, que também interpreta a personagem, avisa: “É preciso vir com a mente aberta, sem clichês, porque queremos que o público saia tocado, seja pela nossa interpretação, seja pelo som ou pela luz. Esse é o papel do teatro: fazer as pessoas pensarem além”.

Serviço: A peça Salomé F.P. será apresentada a partir de amanhã (23), até o domingo (25), sempre às 20h, no Teatral Grupo de Risco, localizado na Rua José Antonio, 2170. A entrada é gratuita e somente para 80 pessoas por dia. A indicação etária fica acima dos 14 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS