Teatro | Da redação | 06/11/2016 14h22

Na quarta etapa, Sesc Dramaturgia terá oficina sobre jogo da improvisação

Compartilhe:

O Sesc Dramaturgia chega à quarta etapa do circuito 2016 e preparou para novembro uma oficina voltada a interessados em artes cênicas, onde poderão aprender sobre o jogo da improvisação. A oficina será ministrada por Adriane Maciel Gomes de 16 a 19 de novembro, no Teatro de Bolso do Sesc Horto. Para se inscrever, em qualquer uma das unidades do Sesc, é preciso ter pelo menos 18 anos. As vagas são limitadas.

De caráter teórico-prático, vai apresentar alguns elementos fundamentais da dramaturgia do ator e da direção cênica por meio da Análise Ativa. A Análise Ativa sintetiza as experiências finais do encenador russo Konstantin Stanislávski e foi desenvolvida por seus principais alunos e seguidores (Maria Knébel, Tovstonógov, Vassiliev e outros). Trata-se de um processo de abordagem do texto e da criação da cena por meio da ação física.

Serão propostas situações a partir das quais serão feitas análises de improvisação, com criação de pequenas estruturas cênicas e exploração de possiblidades de criação diversas a partir de uma mesma obra.

Nos dias 16 a 18, as aulas serão das 18h30 às 22h30 e dia 19 das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Sobre Adriane Maciel Gomes - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Artes da Cena- UNICAMP, sob a orientação da Profª Dra. Isa Etel Kopelman. Atualmente é professora do Curso de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina na área de Direção Teatral. Mestre em Letras Orientais-Literatura e Cultura Russa FFLCH- USP, graduada em Educação Artística- Licenciatura Plena em Artes Cênicas na UFSM/RS. Atua como diretora, atriz e professora de teatro. Atriz –Pesquisadora do Grupo PATUANÚ, coordenado por Carlos Simioni (LUME Teatro).

No período de março de 2002 a outubro de 2003 foi Coordenadora do Colegiado do Curso de Artes Cênicas da UEL. Em 2002 foi membro da seleção dos projetos “Palcos do Paraná” - Curitiba-PR e participou de outras comissões de nível municipal e estadual. De 2003 a 2010 foi Chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. No período de 2010 a 2011 foi Diretora da Casa de Cultura da UEL.

Serviço – O Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3311-4300. Acompanhe a programação do Sesc no site www.sescms.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS