Teatro | Da redação | 10/11/2016 07h25

Grupo de teatro da UCDB estreia a peça Medeia

Compartilhe:

Texto escrito há 2.600 anos por Eurípedes ganha uma nova linguagem no espetáculo produzido pelo grupo de teatro ‘Senta que o Leão é Manso’, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A tragédia grega Medeia, será apresentada hoje e sábado e retrata a história de uma mulher que abandona a família para viver um grande amor, mas é traída pelo marido e, para se vingar, assassina a amante dele, o pai da jovem, e até mesmo os próprios filhos.

“Quis fazer essa peça pois apesar de ter sido escrita 700 anos antes de Cristo, é um clássico, e representa a realidade presente no nosso dia a dia. Vemos a violência doméstica com frequência, onde na maior parte das vezes, os papéis se invertem, e a vítima é a mulher. Pela quantidade casos é importante proporcionarmos uma reflexão sobre o assunto”, explicou o diretor do grupo de teatro, Roberto Figueiredo, que também coordena a Área de Cultura e Arte da Católica.

Para que a linguagem da peça fosse compreendida facilmente pelo público foi feito um longo trabalho de adaptação do texto. Durante quatro meses, Marcelo Piccolli, 38 anos, fez mudanças na versão original, e explicou que “o mais díficil foi trabalhar com os tempos verbais, pois o linguajar era muito rebuscado, eles usavam o português arcaico mesmo. Então, para que as pessoas pudessem entender os diálogos, fiz modificações e acrescentou personagens que compõe a história mas não estão presentes no texto trabalhado, apenas em outros livros que falam sobre Medeia”.

Foram seis meses de produção até que a peça estivesse pronta para ser apresentada ao público, e nesse período os ensaios foram fundamentais para que a direção e os 15 atores envolvidos estivessem na mesma sintonia. “Foi um trabalho muito difícil, mas eu estou muito ansiosa já que é a primeira vez que eu vou ser protagonista de uma peça adulta! Agora estou na expectativa para ver a reação do público”, comentou a atriz, Nayara Cristina de Oliveira, 24 anos, que interpreta Medeia.

O ator Nielson da Cunha Arruda, 20 anos, também se mostrou muito ansioso para a estreia. “Quero que o público veja a essência da Medeia, que faça uma ligação entre a história e alguns casos que acontecem atualmente, como pais matando os filhos. A ideia é gerar uma reflexão para que esses índices diminuam”, esclarece.

Serviço:

Data da peça: 10 e 12 de novembro

Horário: 19h30

Local: Estação Ferroviária - Av. Calógeras, ao lado do Armazém Cultural (número 3065) – Centro.

A entrada é gratuita, basta chegar com meia hora de antecedência para pegar os convites. Vale lembrar que eles são limitados a 250 unidades.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS