Teatro | Da Redação | 12/03/2021 09h22

Fulano di Tal estreia novo espetáculo ´Outros Dois´

Compartilhe:

Neste mês o Fulano di Tal estreia o seu mais novo espetáculo: ´Outros Dois´, livremente inspirado em ´Aqueles Dois´ de Caio Fernando Abreu. Uma performance híbrida, que mistura, principalmente, o cinema e o teatro para criar um trabalho poético e futurista em meio ao caos urbano. As apresentações são gratuitas e acontecem de 24 a 27 de março, às 19h30, pelo canal do Youtube do grupo. Antes das encenações, de 16 à 18 de março, das 14h às 18 horas, o grupo realiza a oficina teatral ´Outros de Nós Dois´. Este projeto foi contemplado pela LAB-Lei Aldir Blanc 2020, por intermédio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) e gerido pelo Fundo Municipal de Incentivos Culturais - FMIC.

 

Espetáculo ´Outros Dois´

 

´Outros Dois´ nasceu das experiências de um coletivo de artista, o Fulano di Tal, disposto a encontrar formas de apresentar um espetáculo teatral utilizando as plataformas digitais para evitar aglomerações desnecessárias neste momento de pandemia. O diretor e dramaturgo desta obra, Fernando Lopes Lima, tenta retirar o teatro das garras do áudio visual simples, com cortes e planos que nada tem a ver com o teatro, trazendo para o vídeo os desafios de uma obra ao vivo, ativa e efêmera. No espetáculo a cidade é o cenário, os transeuntes são os figurantes, a trilha sonora torna tudo mais dramático, os atores são, também, cinegrafistas e o público, de casa, é a testemunha deste manifesto efêmero-cinematográfico-teatral. 

 

“Luz, câmeras dos celulares, relógios, ação e tudo é poesia-imagem-som-movimento. Raul e Saul, personagens do conto original, vão aparecendo no filme como espectros do amor, do amor verdadeiro, sem barreira, do amor que pretende amar, desse amor que está por aí perdido e nós, em 60 minutos, pretendemos encontrá-lo. O roteiro do espetáculo é todo baseado no tempo cronológico, mas a performance permanece no tempo histórico em marcas estéticas deixadas, como presentes, na cidade; cartazes, filipetas, desenhos e escritos, serão a contribuição poética no mobiliário urbano. Todo objeto estético é um monumento histórico”, destaca Fernando Lopes.

 

O público, de onde estiver assistindo em seus computadores e ou celulares, testemunhará as interferências do público desavisado, por tanto imprevisível, das ruas. Assim, a história é criada e exibida ao vivo e, apesar do roteiro, não haverá possibilidade de mera repetição, a cada dia o público assistirá um espetáculo diferente, bem como é uma obra teatral. No palco apresentam-se Edner Gustavo, Irineu Junior e Marcelo Leite. Dramaturgia de Movimento de Marcos Mattos e Trilha Original de Ewerton Goulart. Classificação: 14 anos. 

 

Oficina teatral ´Outros de Nós Dois´

 

A oficina nasceu a partir dos processos pelos quais o grupo passou em 2020 com oficinas nas áreas das artes cênicas e audiovisual, pesquisando dramaturgias: do Texto (com Anderson Bosh do Grupo UBU); do Movimento (com Marcos Mattos da Cia Dançurbana); da Voz (com Marjorie Matsue e Fernando Lopes Lima da Cia Teatro do Mundo) e; do Audiovisual (com Helton Pérez e Hana Chaves da Vaca Azul).

 

“Esta oficina que iremos realizar é uma parte importante do processo de montagem pois é uma reflexão das experiências vividas para o espetáculo ‘Outros Dois', até o momento. O conto ´Aqueles Dois´, do escritor Caio Fernando Abreu, e a relação corpo e cidade será terreno dessa vivência. Iremos passar pelos momentos e discussões mais importantes do processo criativo do espetáculo, buscando novos olhares e percepções sobre as questões da obra que estão sendo tecidas pelo grupo”, ressalta o produtor e ator Edner Gustavo.

A oficina teatral será ministrada pelos atores do espetáculo Edner Gustavo, Irineu Junior e Marcelo Leite. A ação é voltada para atores e profissionais da área (com mais de 18 anos) e acontece nos dias 16, 17 e 18 de março, das 14h às 18 horas. São 10 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone/whatsapp (67) 99202-0449 até 12 de março. Os selecionados serão divulgados no dia 14 nas redes sociais do grupo.

 

Serviço: as apresentações do espetáculo ´Outros Dois´ são gratuitas e acontecem de 24 a 27 de março, às 19h30, pelo Youtube do grupo. Já a oficina teatral ´Outros de Nós Dois´ acontece de forma presencial nos dias 16, 17 e 18 de março, das 14h às 18 horas, na Plataforma Cultural (avenida Calógeras, 3.015, centro), com público limitado e conforme as medidas de prevenção e regras de biossegurança contra o novo coronavírus. Inscrições para a oficina pelo telefone/whatsapp (67) 99202-0449 até dia 12. Mais informações pelo Facebook, Instagram ou pelo site www.fulanodital.com.br.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS