Teatro | Da redação | 28/09/2017 10h17

FIC Pantanal: peça será apresentada gratuitamente nesta semana

Compartilhe:

Contemplada com recursos do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC Pantanal), a peça teatral “O Homem que Sabia Javanês” terá apresentação gratuita em Corumbá neste sábado. A peça estará no Sesc Corumbá.

Montada sem adaptações no texto original de Lima Barreto, a peça é quase uma encenação literária. “O Homem que Sabia Javanês” será apresentado pela Cia Maria Mole e faz parte do projeto “Independência”. O espetáculo é dirigido por Bianca Machado e, no elenco, conta com os atores Aline Galvarro, Lício Castro, Mario Sergio, Matheus Lugo e Wesley Leite.

Na remontagem, os dois personagens principais – Castro e Castelo – estarão sentados à mesa de uma confeitaria e contracenam com as sombras do passado projetadas em uma tela de fundo. O texto proporciona ao público uma viagem ao princípio do século XX, mas com uma notória atualidade. A interação entre as cenas reais e as memórias em técnicas de sombra sugere uma nova preferência em montagens alternativas no Município.

Sobre o autor

Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.

A maior parte de sua obra foi redescoberta e publicada em livro após sua morte por meio do esforço de Francisco de Assis Barbosa e outros pesquisadores, levando-o a ser considerado um dos mais importantes escritores brasileiros. Com uma linguagem descuidada, suas obras são impregnadas da justa preocupação com os fatos históricos e com os costumes sociais.

Lima Barreto torna-se uma espécie de cronista e um caricaturista se vingando da hostilidade dos escritores e do público burguês. Poucos aceitam aqueles contos e romances que revelavam a vida cotidiana das classes populares, sem qualquer idealização. A obra prima de Lima Barreto, não perturbada pela caricatura, foi "Triste Fim de Policarpo Quaresma", nela o autor conta o drama de um velho aposentado, O Policarpo, em sua luta pela salvação do Brasil.

Afonso Henriques Lima Barreto com seu espírito inquieto e rebelde e com seu inconformismo com a mediocridade reinante, se entrega ao álcool. Suas constantes depressões o levam duas vezes para o hospício. Lima Barreto faleceu no Rio de Janeiro, no dia 01 de novembro de 1922.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS