Teatro | Com FCMS | 19/12/2019 07h07

Espetáculo 'Um país inexistente… Los Xarayes' emociona público

Compartilhe:

Em Corumbá, o Instituto Moinho Cultural Sul Americano realizou no domingo (15), o espetáculo "Um país inexistente... Los Xarayes". Com direção artística e concepção cênica de Márcia Rolon e regência musical do maestro Eduardo Martinelli, a peça conta a história do mundo paradisíaco da Laguna de Los Xarayes, uma região geográfica de extrema biodiversidade que, em meados do século XVIII, passou a ser chamada pelos colonizadores portugueses de Pantanal.

Com cenário cheio de luzes e figurino impecável, a peça do Moinho Concert 2019 foi apresentada ao ar livre, no pátio do Moinho Cultural. Apesar do muito calor, as pessoas lotaram o local e ali permaneceram durante as quase duas horas de espetáculo. Com olhos admirados e muitos aplausos, o público ficou encantado com todo o conjunto do espetáculo que contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

"Não tenho palavras para descrever o quanto é maravilhoso esse espetáculo. Os realizadores e integrantes dessa peça estão de parabéns pelo profissionalismo e talento com que efetuaram cada ação, desde a dança no palco até as músicas executadas pela orquestra", falou a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Mara Caseiro.

Ela ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, neste espetáculo realizado pelo Instituto Moinho Cultural. "É muito gratificante apoiar um projeto tão sério e que neste ano completou 15 anos. Graças a esse trabalho que atende hoje mais de 400 crianças e adolescentes, entre 6 a 18 anos, muitos profissionais de dança e de música estão fazendo sucesso em diversas regiões do nosso país", ressaltou Mara.

Este é o caso, por exemplo, de Joelson. Antigo aluno do projeto e hoje profissional da arte aprendida no Moinho, ele falou no início do evento sobre a transformação de vida enquanto estudante de dança e música. "Meu testemunho é de agradecimento ao trabalho desenvolvido aqui no Moinho Cultural. Graças ao projeto eu tenho conhecimento da arte e da cultura”, disse.

Para a diretora do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a peça profissional feita por crianças mostra o trabalho realizado no Moinho. “Este é um sonho realizado desde 2004. Passamos por momentos muito difíceis e neste ano completamos 15 anos. Crianças, jovens e adolescentes daqui do Moinho tiveram oportunidade única de estar na orquestra sinfônica brasileira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Então, não tenho palavras para agradecer aos parceiros e apoiadores deste projeto”, afirmou Márcia.

PROJETO

Há 15 anos o Instituto Moinho Cultural Sul Americano transforma vidas. Nesse período mais de 20 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, foram beneficiados diretamente com atividades oferecidas diariamente em período contraturno da Escola Regular e 57 mil indiretamente.

São ofertadas aulas de Ballet e Música Clássicos, Informática, Apoio Escolar, Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outras. O Moinho também beneficia crianças e jovens do município de Ladário e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, possibilitando um importante intercâmbio cultural.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS